OPINIÃO

Fatos 11 e 12.11.2017

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Leitura
"Nossa colenda Câmara de Vereadores vem se notabilizando pela postura reacionária e conservadora. Depois da moção de um vereador pedindo a proibição do livro Queermuseu, na Biblioteca Pública Municipal, da manifestação de outro edil, se dizendo espantado com “a imoralidade” da escultura “ O Jacaré”, no pátio do Museu Histórico Regional, agora surge mais uma moção anacrônica: de repúdio à Revolução Russa de 1917 e em solidariedade às vítimas do comunismo." Este é apenas um trecho do texto postado esta semana pelo professor  de história José Ernani de Almeida. Para quem quiser, recomendo a leitura completa.  Resistência!

Legislado x acordado
O advogado passo-fundense Paulo Henrique Schneider estará entre os primeiros a ajuizar uma ação envolvendo a matéria legislado x negociado, na segunda-feira, primeiro dia útil de vigência da Reforma Trabalhista. Trata-se de uma ação que busca autorização judicial para abertura de mercado aos domingos no município de Soledade.  É que enquanto a lei municipal proibe a abertura, a convenção coletiva autoriza o trabalho aos domingos.

Transbrasiliana
Duas informações importantes foram trazidas pelo deputado estadual Gilberto Capoani, PMDB. A primeira, é que está avançando a tão esperada obra de asfalto da Trnsbrasiliana, trecho da BR 153 que liga Passo Fundo a Erechim, e que vai desafogar a ERS 135.  No dia 3 deste mês, o Dnit enviou para o Ministério dos Transportes a documentação para locação dos recursos para abrir edital e contratar empresa que vai fazer o projeto de engenharia. No segundo semestre do ano que vem estará pronto e 2019 a obra será incluida como Emergencial para garantir recursos do PAC. Tudo indica que ela poderá ser feita mesmo pelo Exército, o que elimina o processo de licitação. O avanço é resultado do trabalho encampado pela UPF em parceria com a URI de Erechim e os Coredes da Produção e Norte.

Edital pronto
A outra informação diz respeito ao Aeroporto Lauro Kortz. O edital para licitação da obra que tem mais de R$ 40 milhões já está pronto. Será publicado assim que o convênio entre Estado e União for assinado. Só falta definir o dia na agenda do Ministro dos Transportes.

Pré-lançamento
Mais de 400 pessoas prestigiaram o pré-lançamento do livro De Braços Abertos, que conta histórias de vida e de política do prefeito Luciano Azevedo. Foi na quinta-feira à noite. A fila para autógrafos reuniu pessoas de todos os partidos e representações do município. O livro feito pelo jornalista Cleber Bertoncello, tem prefácio da colunista. 

Gostou? Compartilhe