OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?


Jogos de Integração

Integrantes dos grupos de terceira idade de Passo Fundo participaram no final de semana da 19ª edição dos Jogos de Integração das Pessoas Idosas do Rio Grande do Sul, realizada na cidade de Tramandaí. Eles viajaram representando a Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso (Comai), da Prefeitura de Passo Fundo. O evento realizado naquele município tem o objetivo de difundir e promover a integração da terceira idade por meio da prática e vivência de atividades esportivas, recreativas e socioculturais, contribuindo para a manutenção da autonomia, qualidade de vida e cidadania. As atividades foram realizadas de 9 a 12 de novembro, no Ginásio Tenente Marino Dias de Oliveira. Pelo menos 25 municípios estiveram representados, contando com a participação de cerca de 1.200 idosos.

 

Exportações da indústria

Influenciadas principalmente pela expansão das vendas de Alimentos (23,9%), Tabaco (17,3%), Veículos automotores, reboques e carrocerias (48,2%) e Químicos (16,3%), as exportações do Rio Grande do Sul somaram US$ 1,59 bilhão em outubro, crescimento de 27,2% em relação ao mesmo mês de 2016. O setor industrial embarcou US$ 1,24 bilhão, o que representa 18,7% a mais nessa base de comparação, gerando a maior contribuição para o saldo final agregado.

Cursos à distância I

Estão abertas as inscrições para as turmas do primeiro semestre de 2018 dos cursos técnicos a distância do Senac Passo Fundo. No total, são 11 diferentes opções nas áreas de comércio, design, gestão, informática, meio ambiente, segurança e turismo. Com aprendizado em ambiente digital, o Senac EAD garante flexibilidade de tempo e espaço aos alunos, facilitando a conciliação entre os estudos e os compromissos do dia a dia.

Cursos à distância II

O diploma de Técnico de Ensino Médio tem validade nacional. A lei garante que os diplomas conferidos aos alunos de cursos à distância têm o mesmo valor que os conferidos aos alunos de cursos presenciais, sendo aceito no mercado de trabalho sem distinção. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no site http://www.ead.senac.br/cursos-tecnicos até o mês de abril. Confira, abaixo, os cursos disponíveis: Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Qualidade, Técnico em Logística, Técnico em Design de Interiores e Técnico em Transações Imobiliárias.

Feiras itinerantes
 
Na próxima segunda-feira (20), o município de Passo Fundo irá sediar audiência pública sobre o Projeto de Lei 143/2017, de autoria do deputado estadual Ronaldo Santini. A iniciativa visa regulamentar as feiras itinerantes no Estado. O evento acontecerá a partir das 14h, na sede do Sindilojas (Rua Bento Gonçalves, 190 – 9º andar – Centro), com a participação de empresários, lideranças municipais, comunidade e demais interessados.

São Roque

A arte também está no interior de Passo Fundo. A Comunidade de São Roque realizará a 6ª Cantata de Natal, que este ano é denominada “O Presente de Natal”. Será em 08 de dezembro, às 20h30, e o ingresso será mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível. Será um momento de integração cultural do interior, pois, além do Distrito de São Roque, outras comunidades estarão participando: São Valentim, São José e bairro Santa Rita. Estão programadas apresentações de grupos de canto com as comunidades de Igreja São Roque, São Valentim, São José e Santa Rita, com o regente Carlitos Luzia. Corais Anita Garibaldi e Coral da Terceira Idade de Tapejara, com o regente Luiz Moreira, Banda Marcial da Leão XIII e o grupo de teatro Timbre de Galo.

 

Programa #TeuFuturo I

Na tarde de segunda-feira (13), 29 alunos de ensino médio participaram da Formatura da edição 2017 do Programa #TeuFuturo. Estiveram presentes na solenidade pais, familiares, amigos, professores do projeto e coordenadores de curso da instituição. Desenvolvido pela IMED, em parceria com as prefeituras dos municípios de Passo Fundo, Marau, Carazinho e Tapejara, a iniciativa tem como principal objetivo oferecer à estudantes de ensino médio a formação básica para seguir carreira nas áreas de TI ou Engenharia Civil, ao mesmo tempo em que oferece bolsas de estudo e vagas de estágio em empresas da região.
Programa #TeuFuturo II

A formação, que ocorreu durante seis meses, envolveu na área de Ciência da Computação atividades voltadas à robótica, jogos, programação de computadores e aplicativos e foi coordenada pela professora Ariane Mileidi Pazinato. Já na área de Engenharia Civil, os participantes puderam desenvolver conhecimentos nas áreas de desenho e maquetaria, técnicas construtivas e orçamentos. A coordenação foi realizada pela professora Jéssica Flesch Novaes. Para 2018, a captação de estudantes inicia no mês de março, onde qualquer aluno de 3°ano do ensino médio (público ou privado) pode participar. Alunos e empresas que tiverem interesse em participar do Programa #TeuFuturo podem obter informações pelo e-mail teufuturo@imed.edu.br.
Foto divulgação

Biometria I
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Polícia Federal (PF) assinaram um convênio para troca de informações dos bancos de dados das duas instituições. Com a medida, a PF vai utilizar o cadastro biométrico de eleitores na emissão de passaportes. Dessa forma, o cidadão que fez a biometria nos postos eleitorais não precisará fazer novamente a leitura das digitais ao comparecer aos postos da PF para obter o documento. Os dados também serão usados nas investigações da corporação.

Biometria II
De acordo com o diretor-geral da PF, Fernando Segovia, o compartilhamento poderá reduzir o tempo de atendimento nos postos em até 60%. A data para início da comodidade não foi definida. A Justiça Eleitoral já identificou 46,43% do total de eleitores brasileiros por meio da biometria, o equivalente a 68 milhões de brasileiros. A expectativa é que 100% dos eleitores sejam cadastrados pelas digitais até 2022.

 

Gostou? Compartilhe