OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Emprego

O mercado de trabalho continua avançando e sinalizando evolução favorável no curto prazo. A constatação é do Instituto Brasileiro de Economia de Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), que divulgou o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp).De acordo com a FGV, o indicador subiu 1 ponto de outubro para novembro, chegando a 103,9 pontos, o maior nível da série iniciada em junho de 2008. “Esta é a terceira alta consecutiva do indicador e sinaliza continuidade da tendência de evolução favorável do mercado de trabalho no curto prazo”, segundo a publicação.

Punição I

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu formas mais eficientes para instituir indenizações que sejam equivalentes ao dano causado pela corrupção ao país, de forma a reverter a percepção de que, no Brasil, prevalece a impunidade. Segundo Raquel, nesse contexto, caberá ao Congresso Nacional atuar na defesa de três instrumentos jurídicos: a delação premiada, o acordo de leniência e a prisão em segunda instância.

Punição II

“Precisamos instituir indenizações por dano moral equivalentes ao dano. Esse tipo de indenização significa que a sociedade será ressarcida pelo tempo [que passou sem a aplicação do recurso desviado]; pelo dinheiro que foi desviado; e pelo serviço público que deixou de ser prestado por causa da falta do recurso. É preciso que a sociedade e o Ministério Público acordem para o modo correto de aquilatar; para o dano que foi causado; e para qual efeito esse dano causou sobre a sociedade civil”, disse a procuradora em evento comemorativo ao Dia Internacional contra a Corrupção, no Banco Central.

Petrobras

A Petrobras já recebeu, desde o início da Operação Lava Jato, R$ 1,476 bilhão desviados da companhia no esquema de pagamento de propina desvendado pelo Ministério Público do Paraná e pela Polícia Federal.Desde total, cerca de R$ 654 milhões foi devolvido na semana passada aos cofres da companhia. O dinheiro foi recuperado por meio de acordos de colaboração celebrados com pessoas físicas e jurídicas no âmbito da Operação Lava Jato. A devolução aconteceu durante evento realizado em Curitiba, base central da operação, com a presença do presidente da estatal, Pedro Parente.

Prisão
A Justiça Federal em Sinop, em Mato Grosso, determinou a prisão dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, condenados por terem provocado a queda de um avião da Gol com 154 pessoas a bordo, em 2006. A decisão é do juiz André Perico Ramires dos Santos, que determinou o envio dos mandados de prisão para a Polícia Federal e a inclusão dos nomes de Lepore e Paladino na base de dados da Interpol. Os pilotos do jato Legacy foram condenados a três anos de prisão em regime aberto. O processo transitou em julgado em 2015.

TSE

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu na quinta-feira (7) o novo presidente da Corte. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux tomará posse em fevereiro de 2018, mas deixa o cargo antes da eleição, em agosto do próximo ano, pegando a fase da pré-candidatura. Em seguida, quem assumirá o posto é a ministra Rosa Weber, também do Supremo. Isso porque Fux termina o prazo de 4 anos no TSE em agosto. Fux comentou que o tribunal, em 2018, vai procurar interferir o mínimo possível nas eleições.

Palácio Piratini I

Está em andamento a implantação do sistema de climatização do segundo pavimento da Ala Governamental no Palácio Piratini. É o andar onde ficam os principais salões: o Negrinho do Pastoreio e o Alberto Pasqualini, que diariamente recebem visitas, reuniões e grandes eventos, como lançamentos de programas estaduais e coletivas de imprensa. É também no segundo pavimento que fica o gabinete do governador.

Palácio Piratini II


Ao todo, o Piratini possui 23 murais de Aldo Locatelli, dos quais os principais ficam nos salões mais movimentados. O artista foi contratado em 1951 para pintar a história do estado nas paredes e nos forros do palácio. É um acervo precioso que acaba sofrendo com as variações de temperatura do Rio Grande do Sul. De acordo com a arquiteta coordenadora do Palácio Piratini, Maria Clara Coelho Bassin, não é uma obra convencional e de fácil execução. "Devido às características da edificação e dos forros existentes, será instalada uma rede de dutos flexíveis, de baixo peso, para facilitar a montagem e não causar nenhum dano”, explicou.

China

A apresentação de patentes, marcas e desenhos industriais em todo o mundo atingiu níveis recordes em 2016, com forte demanda da China, revelou a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em seu último relatório. No ano passado, 3,1 milhões de pedidos de patente foram registrados, representando um aumento de 8,3%. É o sétimo ano consecutivo de altas. A informação é do Centro de Notícias da ONU.

Universidade investigada

A Polícia Federal (PF) deflagrou na quinta-feira, a Operação Torre de Marfim, que investiga desvios de recursos públicos federais destinados a projetos de pesquisa desenvolvidos por fundações de apoio à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na ação, cerca de 90 policiais federais, servidores do Tribunal de Contas de União (TCU) e do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) cumprem 20 mandados em Florianópolis e Balneário Camboriú. Quatorze deles são de busca e apreensão e seis de condução coercitiva.

Gostou? Compartilhe