Paróquia Nossa Senhora da Conceição comemora 170 anos

Na sexta-feira, programação especial marcou o dia em homenagem à padroeira de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A paróquia mais antiga de Passo Fundo comemorou na última sexta-feira (08) o 170º aniversário. Para marcar a data, uma intensa programação especial foi organizada para homenagear a padroeira do município: Nossa Senhora da Conceição. Pela manhã, uma missa a céu aberto e uma procissão abriram a programação.
Muitos fieis participaram da celebração e manifestaram sua fé. Ao redor da Praça Tamandaré, muitas pessoas se revezaram para levar a imagem de Nossa Senhora. Nossa Senhora da Conceição é padroeira de Passo Fundo por declaração oficial da autoridade civil e religiosa desde 7 de agosto de 1857. A primeira capela construída em Passo Fundo foi em homenagem a ela.
Um resgate histórico sobre a construção da igreja matriz de Passo Fundo feito pelo Arquivo Histórico Regional (AHR) da UPF destaca que a igreja foi construída em um local estratégico, por se situar no topo de um morro.  O artigo destaca que em novembro de 1847 foi criada a paróquia de Passo Fundo, no entanto seus alicerces, à frente da Praça Tamandaré, foram lançados apenas em 1891. Mas, para tanto, houve um longo processo de planejamento. Desde a metade da década de 1850 já havia sido constituída uma Comissão Encarregada das Obras da Igreja Matriz de Passo Fundo que organizava os projetos, buscava os recursos e relatava para a comunidade seus resultados. O início da construção se deu em 1893 e a inauguração aconteceu entre 1907 e 1908. 

Gostou? Compartilhe