Mais de 4 mil pessoas já passaram pelo antigo Albergue

Com 20 vagas masculinas e 10 vagas femininas, o espaço se integra a outros serviços do município que reforçam a rede de assistência social

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Referência para pessoas em situação de rua com vínculos rompidos ou fragilizados e para aqueles que estão de passagem pela cidade, a Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá – o antigo Albergue Municipal, mantida pela Prefeitura de Passo Fundo, acolheu 4.248 pessoas desde o início de 2013 até novembro de 2017. A partir deste ano, o albergue municipal passou a ter a nova nomenclatura de casa de passagem, conforme orientação do Departamento de Assistência Social do Estado e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).
Com 20 vagas masculinas e 10 vagas femininas, o espaço se integra a outros serviços do município que reforçam a rede de assistência social. O serviço está estabelecido em nível de alta complexidade, dentro da Proteção Social Especial na estrutura do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, sendo executado pelo município através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Apenas em 2017 foram 552 acolhidos, 5.759 atendimentos e 10.127 refeições. “O objetivo é disponibilizar acolhimento imediato, emergencial e provisório para pessoas adultas de ambos gêneros (ou famílias) em situação de rua, desabrigo por abandono, migração, ausência de residência e/ou pessoas em trânsito (transeuntes) e sem condições de auto-sustento. Crianças e Adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsável”, explicou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Wilson Lill.
O serviço conta com uma equipe de referência especializada composta por assistentes sociais, psicólogos, coordenadores, recepcionistas, cozinheiros, vigilantes e auxiliares de serviços gerais. Toda a equipes está preparada para suprir as necessidades básicas de alimentação, higiene, registros administrativos, segurança, orientações e encaminhamentos de cada uma das pessoas atendidas, sejam de nacionalidade brasileira ou estrangeira. O acesso ao serviço pode ser de duas formas: demanda espontânea ou encaminhamento da rede de proteção, principalmente do Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Júlio Rosa. A Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá está localizada na Rua Uruguai, 266 – Bairro Petrópolis. Os telefones são: (54) 3314-6180 e (54) 3316-7235.

Casa de Passagem
Oferece vagas para pessoas em situação de rua ou que estejam de passagem por Passo Fundo e não tenham lugar para ficar. O espaço, que conta com uma equipe profissional e multidisciplinar, é referência para o abrigo dessas pessoas.

Centro POP
Atua como um serviço especializado para o acompanhamento e o tratamento de pessoas que se encontram em situação de rua por diversas causas, sendo uma importante ferramenta social de reintegração em sociedade.

Abordagem Social
É um serviço realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas. O serviço deve garantir atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.

Gostou? Compartilhe