Mais de 5.500 atendimentos foram realizados no Centro Pop durante este ano

Durante o período foram servidas 4.862 refeições

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Para algumas pessoas viver na rua pode ser uma alternativa temporária para se desvencilhar de situações desconfortáveis com a família. Mas, na maioria desses casos, fazer o caminho inverso, de voltar para casa, nem sempre é possível. Com este objetivo, o Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, da Prefeitura de Passo Fundo desenvolve uma ação exatamente com o intuito de auxiliar essas pessoas a conseguirem a reinserção na sociedade e no mercado de trabalho.

Para isso, a primeira ação é a de busca ativa dessas pessoas nas ruas, onde a equipe vai até essas pessoas e orienta que, em vez dos espaços públicos, podem passar o dia no Centro, onde recebem lanche, podem tomar banho e lavar roupas, por exemplo. Além desses serviços, são recebidos por uma equipe de profissionais preparados para reorientá-los para que possam retomar suas vidas e abdicar da situação de rua. Um dos encaminhamentos neste sentido é a tentativa de reinserção no seio familiar e no mercado de trabalho.

No período compreendido entre os meses de janeiro a novembro deste ano o Centro Pop realizou 5.559 atendimentos no total. No mesmo período foram servidas 4.862 refeições. Para todos estes atendimentos, primeiro é feita a abordagem, que é o trabalho de campo, e então se aceitarem ir até o Centro Pop, são atendidos pela equipe, que conta com assistente social e psicólogo e recebem orientação para construir o processo de saída da situação de rua. Depois desse retorno à convivência em sociedade, continuam sendo acompanhados. Essas pessoas também são apresentadas aos serviços da Política Nacional de Assistência Social, que podem ser acessados através do CadÚnico. Nos casos em que as famílias ainda estão constituídas, e se encontram em situação de vulnerabilidade, também são apresentadas aos benefícios e inseridos no CadÚnico.

Os números
Dados referentes aos meses de janeiro a novembro de 2017
- Total de atendimentos: 5.559
- Total de pessoas atendidas: 641
- Total de pessoas que saíram das ruas: 143
- Total de migrantes atendidos: 476
- Total de pessoas atendidas pela 1ª vez no serviço: 346
- Total de refeições servidas: 4.862
- Total de pessoas que não são situação de rua atendidas: 39
- Total de pessoas em situação de rua de Passo Fundo atendidas: 108

Gostou? Compartilhe