OPINIÃO

Unidos em prol da segurança pública

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O número de mortes violentas neste ano nos quatro municípios de abrangência da Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas é preocupante. De janeiro até o momento foram registrados seis assassinatos e cinco tentativas de assassinatos. Em número redondo Getúlio Vargas, Estação, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto contam com uma população de 30 mil habitantes. O índice supera a média brasileira de 20 homicídios por 100 mil habitantes. Na quinta-feira (14) os prefeitos dos quatro municípios, e ainda os de Erebango, Sertão e Charrua participaram de uma audiência com César Schirmer (PMDB). O Secretário de Segurança Pública do RS confirmou a realização de concurso na BM no próximo ano. E ainda se comprometeu a buscar uma solução para a falta de efetivo da BM e Polícia Civil local.

Já não era sem tempo

Definitivamente a esperteza e os malfeitos na esfera política já não passam incólumes. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que por unanimidade manteve a decisão do Juiz Eleitoral de Gaurama que indeferiu o registro dos candidatos à eleição proporcional da Coligação Unidos por Viadutos comprova o enunciado. Os votos recebidos pelos candidatos ao legislativo da coligação formada pelo PP, PTB, PMDB, PPS, PSD e PSB foram declarados nulos e os seis vereadores eleitos foram cassados.

I I

Os desembargadores entenderam que ocorreu fraude na formação da proporção de gênero, prevista na legislação eleitoral. A coligação registrou a candidatura de doze homens e seis mulheres a Câmara viadutense. No entanto os números apurados pela Justiça Eleitoral evidenciam que algumas candidatas não agiram, de fato, como concorrentes. Pela primeira vez a Justiça Eleitoral gaúcha reconheceu fraude em uma eleição relativa à reserva de gênero a candidatura proporcional.

Curtas:

# A inscrição para seleção de uma das 55 vagas do novo Curso de Medicina da URI Erechim teve início na última segunda-feira (11).

# Somente no primeiro dia mais de cem inscrições foram registradas e podem ser feitas até o dia 16 de janeiro.

# Nesta segunda-feira (18) o Conselheiro Iradir Pietroski vai ser empossado como novo presidente do TCE/RS.

# Lideranças da região devem prestigiar a posse de Pietroski que será realizada às 11 horas na sede do Tribunal, em Porto Alegre.

# A Câmara de Vereadores de Floriano Peixoto aprovou por unanimidade o relatório da Comissão Geral de Pareceres referente ao projeto do executivo que estima a receita e autoriza a despesa do executivo em 2018.

# A sessão foi presidida pela vereadora Daiana Karpinski (PDT) e secretariada pelo colega Márcio Paulo Castanha (PT).

Dito & Feito:
A busca de soluções para as demandas da região conta com um interlocutor no Palácio Piratini. Ex. vereador e titular da pasta das Obras do município de Getúlio Vargas, Ivanir Pereira (PMDB) integra a equipe do Departamento de Assuntos Municipais da Casa Civil. No recente encontro com o Delegado Emerson Wendt, Chefe de Polícia Civil, ele solicitou aumento do efetivo da DP local e uma viatura.

Gostou? Compartilhe