OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Abono salarial I
Termina nesta quinta-feira (28) o prazo para que os trabalhadores que têm direito ao Abono Salarial ano-base 2015 saquem o beneficio nas agências bancárias. Cerca de 5,80% de inscritos no PIS e no Pasep, 1,4 milhão de pessoas, não haviam sacado o dinheiro até o fim de novembro. O Abono Salarial é pago para inscritos no PIS/Pasep há cinco anos ou mais e que trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias naquele ano, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é preciso que seus dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Abono salarial II
Para conferir se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar o portal do Ministério do Trabalho (http://trabalho.gov.br/abono-salarial/consulta-abono-salarial). Basta inserir o CPF ou número do PIS/Pasep e a data de nascimento para fazer a consulta. Outra opção é a Central de Atendimento Alô Trabalho, que atende pelo número 158.O valor que cada trabalhador tem para receber é proporcional à quantidade de meses trabalhados formalmente em 2015. Quem trabalhou o ano todo recebe o valor na íntegra. Quem trabalhou um mês, por exemplo, recebe 1/12 do valor, e assim sucessivamente. Os pagamentos variam de R$ 79 a R$ 937. Os trabalhadores da iniciativa privada, que são vinculados ao PIS, sacam o dinheiro nas agências da Caixa ou lotéricas de todo o país. Já os servidores públicos, com vínculo no Pasep, retiram o benefício no Banco do Brasil.

Carlos Sperotto
O corpo do presidente da Farsul, Carlos Sperotto foi cremado na manhã do dia 24, véspera de Natal, no crematório Metropolitano de Porto Alegre. Sperotto faleceu no dia 23, vítima de câncer. O Sistema Farsul expediu nota lamentando profundamente a perda do seu líder. "Incansável na defesa dos produtores rurais, Sperotto contribuiu para fortalecer o agronegócio gaúcho e brasileiro ao longo da vida e, em especial, durante seu período como dirigente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, que presidiu desde 1997", disse a nota.

Demandas para Vila Luiza I
O Vereador Ronaldo Rosa (SD) esteve em audiência com o Secretário de Segurança João Darci Gonçalves e com o Coordenador de sinalização Nelson Feula, onde no encontro ficou ajustado que algumas solicitações do Vereador serão atendidas em breve. Trata-se de um pedido de providências protocolado no início do mês de dezembro, o qual solicita a instalação de uma lombada física na Rua Gervásio Annes, nas proximidades do Mercado Moreira. Na audiência também foi discutido sobre uma reivindicação antiga da comunidade da Vila Luíza, que foi objeto de uma Indicação ao Executivo por parte de Ronaldinho, no que diz respeito à instalação de um redutor de velocidade na Rua Benedito Acauã.

Demandas para Vila Luiza I
O Secretário informou que um novo projeto de sinalização será adequado no local, com placas de sinalização alertando a diminuição de velocidade, a pintura de faixa de segurança e mudança de preferencial. O Secretário Gonçalves aproveitou ainda para informar o Vereador Ronaldinho, que mais uma lombada física será instalada na Rua Gervásio Annes, nas proximidades da EMEI André Zaffari, no sentido bairro/centro. Uma solicitação bastante cobrada pelos moradores que vai trazer maior segurança aos pais e alunos da Escola.

Mister RS é de Passo Fundo
O passo-fundense Felipe Haeffner é o grande vencedor do concurso Mister RS. Felipe disputou com outros 22 rapazes e participou de provas eliminatórias até chegar a final. Agora, o estudante de Educação Física vai representar o Estado no concurso nacional. O concurso Homem Mais Bonito do Rio Grande do Sul foi criado em 2003 por Toni Santos (in memoriam), em 2012 seu titulo foi modificado, por passar a ser afiliado oficialmente ao concurso de Mister Braasil da organização MBW e logo ser uma seletiva estadual para o mesmo, o evento a partir deste ano muda seu nome para Mister RS com o slogan “O homem mais bonito do estado” assim agregando as duas marcas numa parceria de muito êxito.

Gostou? Compartilhe