OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Aferindo o VOR

Quinta-feira à tarde, uma aeronave Hawker H25B fez voos de aferição sobre o Aeroporto de Passo Fundo. O jato é do GEIV – Grupo Especial de Inspeção em Voo da FAB. Com várias passagens sobre o Lauro Kortz, a aeronave-laboratório realizou um teste operacional do equipamento VOR que foi aprovado. Segundo a administradora do aeroporto, Clarice Beffart, essas inspeções são rotineiras para checar se os dispositivos não estão descalibrados. Os equipamentos de auxílio a pousos e navegação disponíveis são o NDB, VOR e AVASIS. Além disso, conta com o sistema RNAV, a grande evolução que não necessita de equipamentos em solo, e disponibiliza rampas de descida através de cartas via GPS.

 

Carnaval Popular I
A Prefeitura de Passo Fundo confirmou nesta sexta-feira (5) que, assim como nos últimos anos, não haverá repasse de recursos públicos para as escolas de samba. Ao invés disso, será promovido um Carnaval Popular no Parque da Gare, gratuito, para todos que quiserem participar. Haverá segurança e estrutura adequada para a festa. Serão duas datas dedicadas à celebração de uma das tradições mais populares do Brasil. O primeiro dia, 11 de fevereiro, será dedicado ao Carnaval Infantil, enquanto a segunda noite (12 de fevereiro) para as festas de toda a comunidade. Para o secretário de Cultura, Pedro Almeida, o Carnaval de Passo Fundo se reinventa mais uma vez.
Carnaval Popular II
Participarão das atividades a Apae e os grupos de terceira idade do município. A realização é da Prefeitura de Passo Fundo, através das secretarias de Cultura e Saúde e Fundação Passo Fundo de Turismo (Passotur). “Será realizado um evento com foco nas famílias, valorização do samba e no resgate da história do carnaval. Conscientização, inclusão e muito samba estarão presentes nesse evento que tem como objetivo criar um novo modelo de festejar o carnaval na cidade”, ressaltou o secretário.


João Pedro
No início da tarde desta sexta-feira (5) o prefeito Luciano Azevedo transmitiu o cargo para o vice, João Pedro Nunes. A cerimônia ocorreu na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito e contou com a participação de todo secretariado. A transmissão ocorreu em virtude do período de férias do prefeito, referentes ainda ao ano de 2015.

 

Muzar I
As férias são um momento de descanso e descontração, além de uma oportunidade para visitar um museu, ampliando conhecimento em contato com as exposições e coleções. O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, da Universidade de Passo Fundo (Muzar/UPF), tem à disposição, no momento, três exposições: Campos nativos: paisagens gaúchas com João Simões Lopes Neto; Oliver, o espetáculo continua; e Tráfico de animais silvestres.
Muzar II
O Muzar atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Mais informações e agendamentos de visitas devem ser realizadas por meio do e-mail muzar@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8316.

 

Professores chamados I
A Prefeitura de Passo Fundo está realizando a chamada de novos professores para atender nas escolas de educação infantil e ensino fundamental do município. O edital deverá sair no início da próxima semana e contempla nomeados do concurso realizado em 2016, que já conta com 84 professores chamados. Ao todo, serão 31 novos professores, divididos em 16 professores de educação Infantil, 10 professores para currículo por atividade (anos iniciais 1º ao 5º), dois professores de Língua Inglesa, um para Educação Física, um secretário de escola e uma assistente.
Professores chamados II
Os novos professores devem substituir profissionais que se aposentaram ou foram exonerados por algum motivo e também para suprir a demanda das novas escolas recentemente inauguradas como: EMEI Padre Alcides, na vila Victor Issler, EMEI Rita Sirotski, na Santa Maria e EMEI André Zaffari, na vila Luiza. Também devem receber os novos professores, as escolas Jardim do Sol, Francisco Biancini, Toquinho de Gente, Raio de Luz e José Antônio Falcão, todas de Educação Infantil.
Professores chamados III
Para o Ensino Fundamental, as escolas que receberão os novos professores são: Benoni Rosado, Eloy Pinheiro Machado, Arlindo Luiz Osório, Daniel Dipp, Guaracy Barroso Marinho, Georgina Rosado, Coronel Lolico e Escola do Hoje. As atividades escolares iniciam no dia 15 de fevereiro e os alunos terão assegurado o direito de estar na escola e terem uma educação de qualidade”, observou. Após a publicação do edital chamando os servidores, os nomeados têm até 30 dias para encaminhar a documentação.

Gostou? Compartilhe