Liga de Combate ao Câncer busca por auxílio

Desde o início deste ano, foram cadastradas 97 pessoas para receber os tratamentos oferecidos pela instituição

Por
· 1 min de leitura
Entidade atende a mais de 70 municípios da regiãoEntidade atende a mais de 70 municípios da região
Entidade atende a mais de 70 municípios da região
Você prefere ouvir essa matéria?

O Centro Assistencial à Criança com Câncer (CACC) atendeu no primeiro semestre deste ano a 244 pacientes diagnosticados com câncer. Foram 80 crianças e 164 adultos. O balanço foi apresentado esta semana pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Passo Fundo, responsável pelo gerenciamento do CACC. Mas para manter a entidade, a Liga, que existe há 43 anos, depende do auxílio da comunidade.


O CACC auxilia no atendimento de pessoas com câncer de 73 cidades, incluindo Passo Fundo. Neste ano, recebeu novos cadastros 21 crianças e 76 adultos na instituição. Aos assistidos aqui do município, a Liga oferece medicamentos farmacêuticos, cesta básica e atendimento psicológico. Já para as outras cidades da região, que normalmente possuem a necessidade de pernoitar na sede, é oferecido toda a assistência necessária, desde a alimentação, banho e cama. Desde janeiro até julho, foram 771 pessoas que pernoitaram na sede, entre pacientes e seus acompanhantes. Tudo é realizado de maneira gratuita.


As despesas para poder dar assistência giram em torno de R$ 30 mil/mês, e estão divididos em gás, transporte/manutenção do pátio, luz/água/telefone, carnes, encargos gerais, farmácia, prestação de serviço e a folha de pagamento dos sete funcionários.


Neste primeiro semestre a Liga, através do CACC serviu 6,9 mil refeições, uma média mensal de 991 ou 50 diárias. O custo para garantir este atendimento nos primeiros seis meses do ano foi de R$ 201,9 mil.

 

Como a comunidade pode ajudar
A principal fonte de renda da Liga atualmente é o aluguel de um apartamento, as despesas pagas mensalmente por padrinhos e a doação semanal de frutas e verduras através dos parceiros.


A comunidade também pode ajudar com a entrega de produtos de higiene, de alimentos, recursos financeiros e a doação de roupas em bom estado de conservação, que são colocadas para venda no brechó da instituição, que é o carro chefe de arrecadação.


Além disso, a instituição conta com a ajuda de amigos que realizam eventos e revertem o dinheiro para a Liga/CACC. "Qualquer ajuda é sempre bem recebida. As pessoas podem vir até a sede e conhecer o nosso trabalho para saber mais como ajudar. Nós temos uma despesa muita grande em termos pessoais e de manutenção da casa, mas não podemos desistir, já que são muitas pessoas que recebem nosso atendimento", comenta a presidente da Liga, Neli Formighieri.


Para saber mais informações é só ligar pelo número 3045.4560, ou comparecer na sede que fica na Rua 10 de Abril nº 205 A, no centro da cidade.

Gostou? Compartilhe