OPINIÃO

Teclando

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A ignorância e a racionalidade
O instinto animal é bonito e, em muitos casos, os bichinhos demonstram comportamentos que até nos emocionam. Muitos vivem em grupos e têm sociedades organizadas. Porém, nós humanos, os senhores do planeta Terra, somos considerados superiores por sermos racionais. Também vivemos em grupos e, em determinadas situações, surgem algumas oclusões no pensamento. Ora, se somos racionais necessitamos exercitar o raciocínio. Isso é tão lógico quanto a própria lógica na formulação do pensamento. “A gente voa quando começa a pensar”, já sentenciou Lupicínio Rodrigues, nosso mais autêntico filósofo da vida vivida. Porém, em algumas situações, meu raciocínio observa que também temos surtos de irracionalidade. Erramos, é claro. Nós nos equivocamos, cometemos deslizes e fazemos besteiras que não condizem com a racionalidade. Então pergunto para os meus botões, até que ponto prevalece a racionalidade? Por que às vezes dá um branco na memória? Talvez a resposta esteja na qualidade da informação recebida que irá alimentar nosso raciocínio. Isso significa que quando a ignorância invade a alma tudo pode acontecer. Acaba a lógica, desaparece a razão.

Hospital-Escola
Uma nova concepção, que começa pelo visual arrojado. Foi o que detectei ao primeiro olhar sobre o Hospital-Escola da Imed no Hospital da Cidade. Um espaço que privilegia as necessidades de quem circula por lá. Não é carrancudo e nem hermético. Sua importância, porém, está muito acima da bem proposta funcionalidade. Na inauguração, gostei das palavras de Paulo Ferenci, da Junta Administrativa do HC, que destacou a condição de Passo Fundo, a única cidade no Brasil na faixa de 200 mil habitantes com três cursos de Medicina. A parceria demonstra o crescimento vertiginoso da Imed e do próprio hospital. Mas não são apenas essas duas instituições que estão crescendo. É o segmento da saúde de Passo Fundo que, em mais um salto, ganha novos patamares. Quando a educação e a saúde crescem, quem mais cresce é Passo Fundo.

O Bella mais belo
Mexe aqui, moderniza ali e nos últimos meses o Bella Città vem passando por constantes melhorias. Remodelada, a área de alimentação criou um novo clima no shopping. Ficou maior, com um visual agradável e convidativo. A inauguração do Bella até parece que foi ontem, mas já faz 20 anos. Desde a fase inicial, já teve uma grande ampliação e, gradativamente, surgem algumas novidades. A grande remodelação do supermercado Zaffari deu novos ares ao shopping. Agora o estacionamento está em obras, mas já observei que as vagas estão recebendo uma sinalização: luz vermelha ocupada e verde livre. Melhorias que facilitam a vida dos usuários. É na soma desses detalhes que Passo Fundo deve ser sempre um diferencial para manter-se como um referencial.

Iracélio
Ninguém perguntou nada, mas Iracélio entrou no Bar Oásis dando explicações. Nosso conhecido Turcão chegou falando que não tem WhatsApp e nem sabe o que é isso. Iracélio ainda lascou essa: “eu no máximo posso enviar um telegrama”.

Trilha sonora
Nas últimas décadas, no Brasil as portas estão praticamente fechadas para a música europeia. Aqui a cantora italiana In-Grid: In-Tango
Use o link ou clique
https://bit.ly/2ctGXdc

Gostou? Compartilhe