Evento para os amantes da literatura já iniciou

Com muitas histórias para contar, a 32ª Feira do Livro, tem apresentações artísticas e culturais, atividades lúdicas, palestras e sessões de autógrafos

Por
· 2 min de leitura
Mais de 400 pessoas passaram pela Feira no primeiro diaMais de 400 pessoas passaram pela Feira no primeiro dia
Mais de 400 pessoas passaram pela Feira no primeiro dia
Você prefere ouvir essa matéria?

Estantes lotadas de livros, e olhos curiosos para saber a próxima história. Foi assim que iniciou mais uma edição da Feira do Livro, na capital da Literatura. E não poderia ser diferente, com a presença de mais de 400 crianças das escolas Gomercindo dos Reis, Monteiro Lobato, Alberto Pasqualini e Mauricio Sirostky Sobrinho, o Patrono Luiz Coronel palestrou sobre o tema: “O melhor mundo são as crianças”.


O bate-papo descontraído do autor que já distribuiu mais de cem mil exemplares de livros para crianças, abordou a importância de ter a alma “crianceira” como afirmou Luiz Coronel. “Por melhor que sejam as festas e as danças, o melhor do mundo são as crianças. Pra conviver com as crianças precisa ter alma ‘crianceira’, só assim conseguimos falar a mesma linguagem e cativá-las a leitura”, falou ele. Durante a conversa, teve muita brincadeira e dança, além de um canto dos alunos da escola Gomercindo dos Reis, em homenagem ao Patrono.


“A leitura tem que fazer parte da vida de uma criança. Através da leitura ela vai conseguir se projetar como pessoa e imaginar um futuro bom para ela. Como ele está muito na minha casa, eu faço muitas brincadeiras didáticas. A gente procura que esses momentos juntos, sejam momentos em família. No momento em que você largar ele em um video game, a gente pensa o que que ele vai levar disso, e não é assim que queremos que ele lembre de nós no futuro”, comenta Eloir Pereira, que acompanha o afilhado de 7 anos.


Quem visitar a feira poderá acompanhar a programação paralela que acontece no estande da Prefeitura. Todos os dias, nos turnos da manhã e tarde, haverá contação de histórias para quem quiser participar e apresentações. Também está montado o xadrez gigante e todos são convidados a jogar. E tem ainda a casinha de blocos gigantes de montar.

 

Boas vendas
Mesmo com o movimento um pouco tímido no primeiro dia da Feira, a expectativa das livrarias presentes é positiva. “Nos esperamos fazer um bom trabalho, e que tenha uma boa movimentação. A abertura da Feira está sendo bem tranquila aqui, mas nós aguardamos os próximos dias para, principalmente, melhorar as vendas. Estamos apostando muito.”, resalta a gerente da Delta, Marlene Dal Piva.


Programação
Em razão do Feriado de Finados, a visitação para a Feira do Livro não ocorre nesta sexta-feira (02). As atividades retomam no sábado (03) e seguem até o dia 11 de novembro, no Bourbon Shopping. A visitação para os estandes ocorre das 9h às 21h. A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura de Passo Fundo.

 

Sábado (03)
09h30min: Monja Isshin Havens, Sensei – Zen Budismo
14h: Escola Estadual Gomercindo dos Reis – 1º Festival de Declamação Gaúcha
15h: Escola Menino Jesus Notre Dame – Grupos de Danças
16h: Grupo de Danças Folclóricas – Universidade de Passo Fundo
16h30min: Show musical com Léo Grazz
17h: Sarau do Samba
18h: Palestra: A Arte de Ser Infeliz: desarmando as armadilhas emocionais.

 

Domingo (04)
14h30min: Orquestra Jovem Feliz - Projeto social que pertence a FM Escola de Música
15h: Oficinas do Quiosque de Literatura Roberto Pirovano Zanata – Grupo Violão
16h: Violanto Duo Acústico – Show musical
17h: Debate - Literatura Fantástica Nacional e Policial, uma explanação do cenário da ficção no Brasil
19h30min: Banda Libertarte

Gostou? Compartilhe