OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Servidores estaduais I
O governo do Estado informou que no próximo mês, o atual governo irá honrar o último dos reajustes salariais para os servidores da área da segurança aprovados pela gestão passada, o que representará R$ 4 bilhões de aumento na folha apenas neste ano. No somatório de quatro anos, são R$ 8 bilhões a mais. Entre zerar o déficit e honrar os aumentos, que quase irão dobrar os vencimentos neste período, o atual governo deixou clara a sua opção de priorizar a Segurança. Assim como nos outros anos, o governo buscou alternativas para obter receitas extraordinárias. Um exemplo era a possibilidade da venda de um novo lote de ações do Banrisul, sem abrir mão do controle do banco. Porém, diante da conjuntura desfavorável do país, o governo teve a responsabilidade de cancelar a operação buscando preservar o patrimônio público, mesmo com o desgaste de atrasar salários.
Servidores estaduais II
Em função desta situação, o governo ressalta que a realidade das finanças públicas sempre foi tratada com a máxima transparência. Qualquer cidadão pode acompanhar o quanto se arrecada e para onde o dinheiro é destinado. Depois de quitar a folha de setembro tão somente no último dia 25 de outubro, era evidente que os poucos dias de arrecadação até a virada do mês seriam insuficientes para cobrir o total das despesas. Por fim, o governo reafirma seu compromisso de realizar todo o esforço para priorizar o pagamento dos servidores do Poder Executivo, manter os serviços essenciais funcionando em favor da sociedade gaúcha e não se afastar da sua tarefa de conduzir os destinos do Estado com responsabilidade.


Febre aftosa I
Desde a quinta-feira, 1º, a maior parte dos estados brasileiros iniciou a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Desta vez, serão imunizados os animais com até 24 meses. Apenas o Acre, Espírito Santo, Paraná e parte de Roraima (reservas indígenas Raposa Serra do Sol e São Marcos) vacinarão todo o rebanho (jovens e adultos). Na etapa de maio foram vacinados 197,87 milhões de animais de um total previsto de 201,23 milhões de cabeças. A cobertura vacinal atingiu 98,33%. Atualmente o rebanho brasileiro de bovinos e bubalinos é de 217.493.867.
Febre aftosa II
O diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, diz que “até novembro de 2019, com a retirada gradual da vacinação, o ganho direto do criador poderá ser revertido na melhoria do rebanho e da propriedade, com investimentos em insumos e tecnologia que irão trazer maior produtividade”.  O Brasil é considerado livre da aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O estado de Santa Catarina, que não vacina o rebanho desde 2000, é reconhecido, desde 2007, como área livre da doença sem vacinação.


Feriado nas estradas
Com a proximidade do verão e com o feriado prolongado, o número de turistas que acessa as praias do Litoral Norte do Estado aumenta. Para ajudá-los no deslocamento, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) mobiliza novamente as equipes das Unidades de Apoio ao Usuário que circularão pelas principais rodovias da região. A partir das 18h desta sexta (02) até às 24h de domingo (04), as equipes percorrerão as principais vias de acesso às praias com o intuito de atender os motoristas em adversidades ou para fornecer orientações de trânsito. Serão 14 servidores e cinco veículos, identificados com adesivos, realizando rondas ininterruptas na Estrada do Mar (ERS-389), Interpraias (ERS-786), Rota do Sol (ERS-486), ERS-407 e ERS-030. Os usuários também podem solicitar atendimento por aplicativos de mensagem ou ligando para o seguinte número: (51) 99529-2885.


Museus
O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Museu Histórico Regional estarão em recesso entre os dias 2 e 4 de novembro. Ambos museus retornarão as atividades a partir de terça-feira, dia 6 de novembro.


Rodeio I
Esta abertas as inscrições para os concursos artísticos do XVIIII Rodeio Internacional de Passo Fundo, que acontecerá de 05 a 09 de dezembro no Parque de Rodeios da Roselândia, em promoção da 7ª Região Tradicionalista e da Prefeitura de Passo Fundo. O evento deverá distribuir mais de 100 mil reais em prêmios e as inscrições poderão ser feitas até o dia 19 de novembro, às 23h59min, pelo e-mail artística7rt@hotmail.com.
Rodeio II
Conforme o Regulamento Geral do evento, poderá haver lista de espera de acordo com o número de inscrições e capacidade estrutural do evento, a ser definida pela Comissão Organizadora. Ainda, o número de invernadas de danças tradicionais será limitado. A quantidade de vagas por categoria será informada após o recebimento das inscrições, sendo que poderá haver, então, lista de suplentes. O sorteio da ordem de apresentação acontecerá no dia 30 de novembro, na sede da 7ª Região Tradicionalista, com imediata divulgação da mesma pelo site www.7rt.com.br.

Gostou? Compartilhe