OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

MHR recebe exposição do HSVP

O Museu Histórico Regional (MHR), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), recebe, a partir da próxima semana, a Mostra Centenária Itinerante, que conta a história dos 100 anos do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). A abertura da atividade ocorre no dia 19 de novembro, às 19 horas, no MHR, e a Mostra poderá ser visitada até 4 de dezembro.

Pedal do Amor

A ONG Amor está promovendo um grande evento, no dia 25 de novembro. Um passeio ciclístico denominado Pedal do Amor – Pedalando pela Solidariedade. Assim, todos os ciclistas, famílias e pessoas do bem estão convidados para o movimento. O passeio tem início às 9h, em frente da IMED. São 7k de percurso, ou no percurso longo de 30km. Os 200 primeiros inscritos ganharão uma camiseta. As inscrições custam R$ 35,00 e podem ser feitas pelo site minhasinscricoes.com.br/v5/Evento/1pedaldoamorpedalan dopelasolidariedade. Todos os participantes que completarem um dos percursos recebem medalha de participação. As 3 maiores equipes recebem troféu.

Processo seletivo professores

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, abriu processo seletivo para a contratação de três professores substitutos. O edital disponibiliza uma vaga para cada uma das seguintes áreas: Geomorfologia e Geologia; Educação Infantil e Estágios; e Educação em Química. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 19 a 30 de novembro, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e dias de não atendimento ao público no Campus, na Assessoria de Gestão de Pessoas (sala 402 do Bloco A). Os profissionais serão selecionados por meio de prova de títulos e prova didática. Mais informações em www.uffs.edu.br ou o e-mail seletivo.er@uffs.edu.br.

Corrida Kids

Um dia para se exercitar e se divertir. É isso que propõe a 3ª Corrida Kids, que acontecerá no dia 25 de novembro, às 9h30, no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro. O evento é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria dos Esportes. São quatro categorias (feminino e masculino): 6-8 anos (nascidos 2012 a 2010); 9-11 anos (nascidos 2009 a 2007); 12-13 anos (nascidos 2006 a 2005); 14-15 anos (nascidos 2004 a 2003) e PNE (portadores de necessidades especiais). As inscrições devem ser feitas de forma presencial na Secretaria de Esportes, fundos do Teatro Múcio de Castro.

Dia D Solidariedade

O Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, em parceria com a IMED e Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso promovem na próxima terça-feira (20) a segunda edição do ano do “Dia D Solidariedade”. O evento integra a campanha de captação de doadores do HC. O ônibus do Hemopasso estará recebendo as doações de sangue a partir das 08h30 da manhã até às 13h, na Rua Prestes Guimarães, junto à IMED. O doador deve portar documento de identidade com foto, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50kg e não estar em jejum. Doadores com idade entre 16 e 17 anos deverão estar acompanhados dos pais.

UPF Idiomas I

O Centro de Línguas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) – UPF Idiomas, em parceria com a MasterTest, está com as inscrições abertas para a prova TOEFL Institucional Testing Program (ITP), que é uma certificação internacional em língua inglesa. A prova ocorrerá no dia 7 de dezembro, às 8h30min, na UPF Idiomas, localizada no Campus III da UPF. Os interessados devem realizar a inscrição na UPF Idiomas até o dia 5 de dezembro. Alunos da UPF têm desconto no valor da inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8510.

UPF Idiomas II

O TOEFL é o exame oficial para ingresso em cursos de graduação e mestrado, além de ser pré-requisito em universidades no mundo todo. Os testes apresentam três seções, cada uma medindo uma habilidade diferente: compreensão oral (avalia sua capacidade de compreender o inglês falado conforme é empregado em escolas e universidades); estrutura e expressão escrita (avalia o reconhecimento de pontos estruturais e gramaticais específicos no inglês escrito padrão); e compreensão de leitura (avalia a capacidade de leitura e compreensão do material de leitura acadêmico).

Endividamento e inadimplência I

Avaliado mensalmente pela Fecomércio-RS, o nível de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) no Rio Grande do Sul registrou queda novamente no mês de outubro, ficando em 63,2%. Os dados divulgados nesta sexta-feira (16), registraram pela primeira vez no ano um percentual de endividamento abaixo de 65%, com destaque para o recuo no grupo com rendimento de até 10 salários mínimos. O cartão de crédito permanece como principal meio de formação de dívidas (88,8%), seguido por crédito pessoal (13,8%), carnês (12,5%) e financiamento de carro (5,1%). 

Endividamento e inadimplência II

As famílias também estão levando menos tempo também para pagar as suas contas em atraso - 49,6 dias em média, uma queda de cinco dias em relação ao mês anterior. O número de gaúchos que não terão condições de honrar suas dívidas vencidas no prazo de 30 dias também teve queda, saindo de 11,1% em outubro/2017 para 5,1% em outubro/2018. De acordo com a Fecomércio-RS, o dado apurado segue abaixo do registrado em 2017 e não preocupa a entidade, especialmente devido a recuperação econômica em curso.

Gostou? Compartilhe