OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Descarte de lâmpadas I
A Secretaria de Meio Ambiente e o Ministério Público Estadual convidam o setor do comércio para participar do encontro que apresentará o Sistema de Logística Reversa para o descarte Lâmpadas. A apresentação será nesta quinta-feira (6), às 14h, no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro. São convidadas lojas como materiais de construção, mercados, lojas de material elétrica e outros comerciantes do setor. Em Passo Fundo está previsto que 32 estabelecimentos comerciais devem receber os recipientes coletores, sem nenhum tipo de cobrança ao estabelecimento e nem ao consumidor final.

Descarte de lâmpadas II
A existência de um ponto de recebimento significa para o comerciante a possibilidade de aumento de vendas por ter o descarte correto, além do custo zero. A logística será organiza pela Reciclus, que é uma organização sem fins lucrativos, idealizada e sustentada por empresas fabricantes e importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação. A destinação de lâmpadas com o sistema de logística reversa é prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos e no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, através da Lei Municipal 5286/2017.

 

Transferência de Escola I
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo informa que os alunos que necessitam de transferência podem encaminhar os pedidos a partir desta segunda-feira (3) pelo site www.pmpf.rs.gov.br. A lista de divulgação das transferências concedidas será publicada no portal no dia 4 de fevereiro. O ano letivo das escolas municipais começará no dia 18 de fevereiro de 2019.As inscrições para o ingresso de novos alunos da educação infantil e do ensino fundamental nas escolas municipais encerraram no dia 19 de novembro.

Transferência de Escola II
A divulgação das designações das vagas será publicada em 11 de dezembro também pelo portal da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br). As matrículas dos novos alunos acontecerão entre 12 e 20 de dezembro, diretamente na escola designada. É importante lembrar que a inscrição não garante a vaga. Já para o ingresso de crianças menores de 4 anos (etapa Creche) as inscrições poderão ser realizadas diretamente na escola mais próxima da residência nas terças e quintas-feiras, durante todo o ano. Posteriormente, de acordo com a capacidade de atendimento, a matrícula é efetivada. As rematrículas para os anos seguintes foram feitas diretamente na escola do aluno entre os dias 20 e 30 de novembro.


Recital
Na próxima sexta-feira, 07, será realizada a quarta edição do Recital Ricordi D´Itália in Concerto. O evento é organizado pelo Coral Ricordi D´Itália que tem o objetivo de resgatar, cultivar e difundir as tradições italianas, as canções e costumes trazidos pelos imigrantes e transmitir às novas gerações. O evento terá coral a quatro vozes, músicas italianas, populares, erudita e folclóricas, acompanhado de piano, violino, saxofone, clarinete, gaita e violão. Será às 20h30 no Teatro do Sesc. Os ingressos podem ser obtidos na Secretaria da Catedral ou com integrantes do Coral. Comerciários e associados poderão adquiri-lo na secretaria do SESC, com valor especial. Informações pelos telefones (54) 99912-1585/ 99931-1076.

Ativismo
A Coordenadoria da Mulher promove uma série de atividades dentro das comemorações dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Uma delas é a que acontece na quinta-feira, 6, na praça do Boqueirão Legal. Nesta data, integrantes da coordenadoria e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) estarão conversando com os homens que passarem pelo local para conscientizar sobre o tema. “Assim que como existem os homens que praticam a violência contra a mulher, existem aqueles que repudiam e são comprometidos em evitar que isso se perpetue”, explica Eni Hanauer, titular da Coordenadoria da Mulher.

Ativismo II

A atividade será realizada das 9h às 18h, na praça Miguel Moretti. Também no dia 6 de dezembro, com seguimento no dia 7, acontece, no mesmo local, a Feira das Entidades e Rede de Atendimento à Mulher. Na noite do dia 7, a programação inclui a apresentação da peça teatral O Bilhete, com o grupo Timbre de Galo. E no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, serão promovidas ações para lembrar que a violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos.

 

Rodeio Internacional
A 18ª edição do Rodeio Internacional de Passo Fundo começa nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro. O evento, que acontece no Parque da Roselândia, é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, Fundação Passo Fundo de Turismo (Passotur) e 7ª Região Tradicionalista. A abertura oficial acontece a partir das 18h. Até o domingo, 9 de dezembro, o público poderá conferir diversas atrações musicais, concursos artísticos e provas campeiras. Entre os concursos artísticos e provas campeiras haverá premiação, que chega a um total de mais de R$ 100 mil. Para atender aos visitantes e competidores, o Rodeio Internacional oferece ampla área de acampamento específica para visitantes e concorrentes das provas campeiras, com energia elétrica, água e banheiros. Somente participam das provas pessoas credenciadas por entidades tradicionalistas.

Programação campeira
- Dia 5 de dezembro (quarta-feira)
18h – Abertura Oficial
Laço Taça RBS

Gostou? Compartilhe