Imposto de Renda: Campanha Transforme seu Leão segue até o fim do mês

Através da campanha é possível que os contribuintes façam destinações em percentuais do IR para instituições que atendem crianças e adolescentes

Por
· 3 min de leitura
Campanha segue até o dia 28 de dezembroCampanha segue até o dia 28 de dezembro
Campanha segue até o dia 28 de dezembro
Você prefere ouvir essa matéria?

Até o último dia útil deste ano, dia 28 de dezembro, os contribuintes podem fazer a opção de doar parte do imposto de renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdica). Através da campanha Transforme seu Leão em um Leãozinho, é possível fazer contribuições anuais em percentuais que vão de 1% a 6% do imposto. Os recursos arrecadados beneficiarão as ações de assistência às crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade promovidos por entidades assistênciais de Passo Fundo. O Fundo é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (Comdica).

 

Todas as pessoas que declaram Imposto de Renda podem contribuir. Para pessoas físicas que apresentem declaração de ajuste anual do imposto pelo modelo completo, o limite aproveitável das doações alcança o percentual de 6% do imposto devido. E para as pessoas jurídicas, que são tributadas com base no Lucro Real, os valores destinados ao Fumdica é de até 1% do imposto devido. A doação não causa prejuízo ao doador, uma vez que os valores são abatidos nas declarações de ajuste. “Os contribuintes podem inclusive depois se beneficiar. Eles podem ter uma redução no seu imposto final e também é possível restituir esse valor que é doado”, explica a presidente do Comdica, Josiane Chapuis.


A campanha Transforme seu Leão em um Leãozinho é uma forma de contribuir para o fomento das políticas públicas no município. “É importante as pessoas perceberem o quanto a gente pode estar valorizando e ajudando as crianças e adolescentes da nossa cidade de forma direta. Nós temos diversos programas de instituições que trabalham na proteção, na prevenção e no auxílio da criança e do adolescente, seja na área da cultura, da educação, do esporte, do lazer. São vários programas que tem modificado a vida dessas pessoas e que são hoje fruto da arrecadação desta campanha. Com o dinheiro ficando aqui no município, é possível ver o retorno do imposto muito mais rápido”, ressalta Josiane.


Atualmente, estão cadastradas no Comdica, 36 instituições, e destas 100% já foram beneficiadas de alguma forma com a campanha. Neste ano, 17 instituições tiveram projetos aprovados a agora vão implementar essas atividades nos bairros. Segundo a presidente, os programas são nas mais diversas áreas de atuação para levar mais acesso, informação e proteção às crianças e adolescentes. “A importância é das pessoas se conscientizarem, que a partir do momento que elas destinam esse percentual do imposto de renda para o Fundo, esse retorno é muito mais imediato, esse dinheiro que a pessoa doou pode estar em uma instituição bem próximo a ela e do seu bairro, além de estar contribuindo com pessoas que a gente conhece”, disse.

 

Arrecadações
Somando as etapas de dezembro de 2017 e março e abril deste ano, atingiu-se um total de arrecadação de R$968.506,43. Estas arrecadações colocaram o município em 5º lugar do Fundo Municipal que mais arrecadou no Estado, e em 7º lugar que mais arrecadou no Brasil.

 

“Nós atingimos quase 1 milhão com as arrecadações, o que é muito bom. Porém, o nosso potencial é de 9 milhões de arrecadação no Fundo. Ainda é pouco, mas o progresso é evidente. A gente ainda pode fazer muito mais, podemos beneficiar mais as instituições e os programas da nossa cidade que são muito importantes. A gente sabe hoje da realidade que vivemos e da necessidade que temos de ter orçamento para poder fomentar políticas públicas”, finaliza Josiane.

 

Como contribuir
Até o dia 28 de dezembro, as doações devem ser realizadas através de depósito identificado - nome, CPF ou CNPJ- nas contas bancárias relacionadas, a crédito do Fundica, através do CNPJ nº 17.831.372/0001-62. Também é possível através da emissão de guias com códigos de barras online pelo Portal da Prefeitura. As doações não precisam ser feitas apenas pela declaração do Imposto de Renda. Se alguém se interessar a contribuir para o fundo, é possível fazer a doação normal para uma das contas. Mais informações podem ser obtidas junto ao Comdica, Receita Federal e Sindicato dos Contabilistas de Passo Fundo.

 

Banrisul
Agência: 0310
Conta: 04.130.0270-4

 

Banco do Brasil
Agência: 0092-2
Conta: 32.781-6

 

Caixa Econômica Federal
Agência: 0494-6
Conta: 98-8

 

Transforme seu Leão em um Leãozinho
O nome da campanha, Transforme seu Leão em um Leãozinho, faz uma referência em transformar o Leão, no caso o imposto de renda, que muitas vezes parece penoso para as pessoas que devem declarar, e transformar em algo melhor, mais leve, no caso o Leãozinho, e dar um retorno para as crianças e adolescentes do município.

Gostou? Compartilhe