OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Reforma

Uma nova rampa de acesso à Catedral Nossa Senhora Aparecida, no Centro de Passo Fundo, está sendo construída e deve ser finalizada até a próxima semana. A plataforma terá três níveis e está sendo reformada para facilitar o acesso de visitantes, especialmente aqueles com dificuldade de locomoção.

 

Saúde bucal

A população de 38 municípios no estado do Rio Grande do Sul será beneficiada com o reforço financeiro de R$ 2,7 milhões para melhoria da assistência à saúde bucal no SUS. O Ministério da Saúde está destinando R$ 51 milhões para 898 municípios brasileiros para a compra de 2.836 cadeiras odontológicas, de todas as regiões do país. No Rio Grande do Sul, a verba viabilizará a compra de 150 cadeiras odontológicas, que serão instaladas em unidades básicas de saúde. A liberação do recurso já foi publicada no Diário Oficial da União. O investimento contribui para qualificar, ampliar e fortalecer o atendimento de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

IPTU I

Os contribuintes que quiserem antecipar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e aproveitar o desconto máximo de até 20% já podem emitir a guia de pagamento. O carnê de IPTU pode ser pago em cota única, com vencimento em 2 de janeiro de 2019, ou em até oito parcelas. A primeira opção para emitir a guia é acessar o site da Prefeitura de Passo Fundo (pmpf.rs.gov.br) e clicar no link IPTU 2019, na seção Destaques.

IPTU II

O contribuinte também pode obter a guia em seu próprio banco. Todos os boletos de IPTU foram lançados no DDA (Débito Direto Autorizado), ficando assim disponíveis no próprio banco para o pagamento. Basta acessar a conta bancária e a opção DDA para visualizar o boleto. As duas opções facilitam o pagamento de quem quer antecipar o IPTU, sem ficar dependente da entrega dos carnês pelos Correios, que tem previsão de iniciar a distribuição a partir do dia 15 de dezembro.

 

Ponto facultativo

A Prefeitura de Passo Fundo terá ponto facultativo nesta segunda-feira (31), véspera do Ano Novo. As secretarias municipais e as unidades de saúde estarão fechadas, sendo que as atividades retomarão na quarta-feira, dia 2 de janeiro de 2019, em horário normal. No Hospital Municipal, o Pronto Atendimento Adulto funcionará normalmente. Já o Pronto Atendimento Pediátrico estará aberto até as 13h neste sábado (29) e retorna na terça-feira (1) às 13h. Os Cais do município não irão abrir neste sábado, devido à mudança da empresa terceirizada, e devem voltar com o atendimento normal no dia 2. Atendimentos de emergência também poderão ser encaminhados aos hospitais de Passo Fundo.

 

Plano Diretor

Está marcada para o dia 15 de janeiro, às 18h, a audiência pública de validação do Diagnóstico Participativo do processo de revisão do Plano Diretor. A atividade acontece no auditório da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Com isso, até o dia 5 de janeiro a população, entidades e instituições ainda podem fazer suas contribuições após a análise do documento, que está disponível no site da Prefeitura de Passo Fundo (pmpf.rs.gov.br). As contribuições deverão ser feitas através do formulário eletrônico disponibilizado no site ou por protocolo junto à Secretaria de Planejamento. Após o período de contribuições, a equipe do Núcleo Técnico terá o prazo de 10 dias para analisar as contribuições que serão levadas para votação na audiência.

 

Desemprego

A taxa de desemprego no país ficou em 11,6% no trimestre encerrado em novembro deste ano. O índice é inferior aos 12,1% registrados no trimestre encerrado em agosto e aos 12% de novembro do ano passado. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, a população desocupada ficou em 12,2 milhões em novembro. A população ocupada, de 93,2 milhões, é a maior da série histórica, iniciada em 2012.

Gostou? Compartilhe