Aumentou número de pedidos por melhorias em ruas, diz Uampaf

Em resposta, Secretaria de Obras alega que os trabalhos de reparos serão retomados amanhã (23)

Por
· 3 min de leitura
Rua Julio Schiling, no bairro Vera CruzRua Julio Schiling, no bairro Vera Cruz
Rua Julio Schiling, no bairro Vera Cruz
Você prefere ouvir essa matéria?

Os buracos em ruas da cidade têm se tornando uma reclamação constante de moradores. De acordo com o presidente da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf), LuisValendorf o número de manifestações e pedidos para reparos aumentou nos últimos três meses, em especial, nos bairros mais afastados do centro. Na tarde de ontem (21), a reportagem percorreu alguns bairros mais afastados do Centro como Vera Cruz, Nenê Graeff, Donária, Integração, Schisler. Por todos, encontrou vias esburacadas e moradores insatisfeitos. A principal contestação é com relação ao tempo de espera para que os reparos sejam feitos.


Um dos pontos que chama a atenção é a Rua Julio Schiling, no bairro Vera Cruz. Um buraco, próximo de um bueiro, está sinalizado com um pedaço de árvore. De acordo com moradores, a situação está assim há mais de seis meses. A poucos metros, na mesma rua, os proprietários colocaram brita para evitar estragos em carros que passam pelo local. Outra situação que chamou atenção foi a da Rua Dona Sirlei, no bairro ProfessorSchisler, onde há buracos na pista lateral da via, destinada a pedestres.


Para o presidente, o aumento no número de notificações indica que as associações de bairros estão trabalhando ativamente e que o município não consegue fazer a manutenção nas vias com a periodicidade necessária. Apesar de ter notado o aumento, a Uampaf não tinha um levantamento do número de reclamações. Valendorf afirma que a entidade mantém o contato constante com a Secretaria de Obras.

 

O que diz a prefeitura
O secretário de Obras, João Bordin, informou que a Usina de Asfalto voltou a funcionar ontem e que os trabalhos externos serão retomados na quarta-feira (23). O primeiro ponto a receber reparos é a Avenida Rui Barbosa, no bairro Petrópolis. O trecho foi utilizado como desvio no período de obras na Avenida Brasil e foi alvo de reclamações por parte dos motoristas que transitavam pelo local. Bordin garante que logo em seguida os bairros serão contemplados com as reformas nas ruas. O secretário não precisou a ordem dos reparos.


Bairros recebem pavimentação
A Prefeitura de Passo Fundo está realizando obras de pavimentação nos bairros Santa Marta e Jardim América, totalizando 10 quadras. No final da manhã dessa segunda-feira (21), o prefeito Luciano Azevedo, acompanhado pelo secretário de Obras, João Antônio Bordin, visitou os dois bairros.


“Daremos sequência para nossas visitas diárias aos bairros a fim de conferir as obras que estão sendo feitas, o que precisa e atender dentro do possível as reivindicações apresentadas pelos moradores. Hoje estivemos nos bairros Santa Marta e Jardim América, onde estão sendo feitas obras de pavimentação asfáltica. São duas comunidades que têm nos seus bairros, quase a totalidade das ruas asfaltadas, o que melhorou em muito a vida de todos”, destaca.


A Rua Santa Marta, no bairro Santa Marta, já recebeu a conclusão do asfalto e deve receber nos próximos dias o serviço de colocação de meio-fio e passeio público (calçadas); Após, será realizada a sinalização, com pintura de faixas e sinais de trânsito. Essa via já contava com as obras de drenagem pluvial (canalização) e também com as bocas de lobos.


No bairro Jardim América, nas ruas Dr. Miguel Kozma (2 quadras) e Padre Serraglio (5 quadras), a Prefeitura, por meio da empresa contratada, já concluiu a base e está com obras de instalação do meio-fio para, em seguida, fazer a pavimentação asfáltica e a infraestrutura de calçadas e sinalização.


Conforme Bordin, o bairro Santa Marta e Jardim América estão próximos de ter 100% de suas ruas asfaltadas. “É uma grande região da cidade que conta com quase todas as ruas asfaltadas, melhorando a trafegabilidade e o dia a dia dos moradores, que precisam das suas vias em boas condições para se deslocarem ao trabalho, escola e lazer. É um grande esforço da administração em melhorar as ruas de nossa cidade em todas suas regiões”, afirmou.


As obras são realizadas com recursos próprios da Prefeitura de Passo Fundo e verbas do Governo Federal, repassadas pelo Programa Pró-Transporte – PAC 2 – 2ª fase, do Ministério das Cidades.

 

 

Gostou? Compartilhe