OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Guaidó se declara presidente da Venezuela
Manifestantes saíram às ruas ontem de Caracas e das principais cidades da Venezuela no terceiro dia de protestos contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. A convocação foi feita pelo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, o Parlamento do país, o deputado Juan Guaidó. Ele se declarou presidente da República em exercício e jurou em nome de Deus. Apontado como principal líder da oposição, Guaidó fez o juramento comprometendo-se a assumir o poder interinamente e promover eleições gerais. O juramento foi feito durante um protesto contra o governo Maduro em Caracas. "Hoje, 23 de janeiro de 2019, em minha condição de presidente da Assembleia Nacional, ante Deus todo-poderoso e a Venezuela, juro assumir formalmente as competências do Executivo nacional como presidente em exercício da Venezuela." Antes do juramento, Guaidó reiterou a promessa de anistia aos militares que abandonarem Maduro e apelou para que fiquem “do lado do povo”. Segundo ele, é preciso reagir à “usurpação” do poder por parte do presidente da República, instaurar o governo de transição e eleições livres.

 

Conselho Tutelar
O número de atendimentos do Conselho Tutelar aumentou em 2018. Foram 2374 casos registrados nas duas microrregiões, no ano passado, cerca de 300 a mais do que em 2017. Nestes dados, não estão inclusos os serviços do plantão, de acordo com a conselheira coordenadora Cássia Gazzola. De acordo com ela, as principais ocorrências recebidas pelo Conselho estão relacionadas à ofensa sexual, infrequência escolar e maus tratos.
Conselho Tutelar II
Além disso, gravidez na adolescência também é frequente. Em cada uma das microrregiões, há cinco profissionais para atender aos chamados. Cada conselheiro cuida de mais de 700 procedimentos administrativos que exigem acompanhamento. Cássia explica que a demanda é alta e por isso o ideal seria uma terceira microrregião. Isso porque, apesar de cada unidade atender 100 mil habitantes, há muitas ocupações irregulares e grande fluxo de pessoas que vêm de outros municípios e a instituição atende.

 

Bairro Valinhos I
Dois bairros do município devem começar a receber obras de infraestrutura da Prefeitura de Passo Fundo. O prefeito Luciano Azevedo assinou as ordens de serviço para as empresas contratadas iniciarem as ações de melhorias da Escola Municipal Sebastião Rocha, no bairro Valinhos, localizada na rua Brás Cubas, e também a retomada das obras do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS São Luiz Gonzaga. “São duas obras que mudam essas duas comunidades. Mais segurança na escola do bairro Valinhos com cercamento e a disponibilidade de um serviço essencial como o CRAS São Luiz. O momento é de criatividade e responsabilidade para fazer as obras e melhorias necessárias nos bairros, sempre com muito esforço, planejamento e vontade de fazer mais para melhorar a vida de todos”, disse o prefeito Luciano.

Bairro Valinhos II
A Escola Municipal Sebastião Rocha, no bairro Valinhos, receberá obra de fechamento com muro e telas, pintura no prédio (interno e externo), construção de arquibancada para o anfiteatro (palco), consertos de cobertura (forro), passeio público, escadaria e playground.  A obra do novo CRAS que está sendo construído no Bairro São Luiz Gonzaga, próximo ao Presídio Regional, encontra-se com 22% do projeto concluído. O prédio já conta com a parte estrutural finalizada, alvenaria (paredes) e contrapiso. Orçado em aproximadamente R$ 460 mil, o novo CRAS terá capacidade para atender cerca 1.500 famílias por ano. A previsão de conclusão da obra do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS São Luiz Gonzaga é de 240 dias; já o fechamento e reforma da Escola Municipal Sebastião Rocha é de 90 dias, a contar da ordem de serviço assinada.

 

UPF Carazinho
A Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, Campus Carazinho, está com inscrições abertas para a especialização em Educação Socioambiental, que está na quarta edição. O curso tem como objetivo a formação de educadores socioambientais, a partir da construção e da apropriação de conhecimento científico e tecnológico, bem como dos conceitos básicos e avançados pertinentes às questões ambientais. A especialização tem duração de 18 meses. As aulas ocorrerão no Campus Carazinho e são semanais, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã. A coordenação é das professoras Me. Elisabeth Maria Foschiera e Carmem Francisca Correa de Souza. Informações pelo e-mail faed@upf.br ou telefone (54) 3316-8295.

 

Uampaf
A Uampaf e o Conselho Municipal de Saúde realiza reunião mensal do movimento comunitário, no dia 26, nas dependências da Câmara de Vereadores, com inicio às 14h . Nesta reunião será lançada a Conferencia Municipal de Saúde, com a presença dos representantes dos hospitais, da coordenadoria de saúde e secretaria municipal de saúde, entre outros.

 

PROUNI
Com a missão de formar profissionais com visão empreendedora e que desenvolva as mais diferentes habilidades, seja na vida pessoal ou profissional, preparados para o que o mercado de trabalho, a IMED abre o ano letivo 2019/1 com a ofertas de bolsas do Programa Universidade Para Todos (PROUNI), além de inovação da grade curricular e metodologias de aprendizagem. As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (PROUNI), abrem no dia 29 de janeiro e seguem até às 23h59min do dia 01 de fevereiro, pelo site oficial do programa. Nesta edição, a IMED está oferecendo bolsas parciais (50%) e integrais (100%) em 13 cursos de graduação. Para concorrer a uma vaga, o processo deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio da página oficial do PROUNI no endereço eletrônico: prouniportal.mec.gov.br.

Gostou? Compartilhe