OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Mostra I

A Mostra Centenária do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) já passou pelo Museu Histórico Regional, Bella Città Shopping Center, e agora está no Espaço Cultural Nicoleit e Oro, situado junto ao Primeiro Tabelionato de Notas de Passo Fundo.  A montagem e organização da mostra são de responsabilidade da Assessoria de Comunicação Social do HSVP e Instituto Histórico Regional, com apoio do Museu Histórico Regional.

Mostra II
Durante o mês de fevereiro, a população pode conferir a história dos cem anos da maior instituição hospitalar macrorregional do estado. Informações históricas em fotos, atas, páginas de jornais compõe a mostra, dividida nos seguintes painéis: Galeria do fundador, presidentes e associados do HSVP desde 1918, Linha do Tempo, Religião, Recursos Humanos, Medicina, Enfermagem e Farmácia Hospitalar. O trabalho de pesquisa nos jornais foi realizado pela equipe do Instituto Histórico Regional.

Mostra III
A Linha do Tempo apresenta a evolução do hospital, através de inaugurações, serviços, ampliações da área da assistência ao paciente, tecnologia, ensino e pesquisa, aquisições de áreas, certificações e premiações. Vale ressaltar que a Linha do Tempo é atualizada constantemente, através do site hsvp.com.br.


A Mostra Centenária Itinerante do HSVP pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Espaço Cultural Nicoleit e Oro, do Primeiro Tabelionato de Notas, localizado na Avenida General Neto, 294, no centro de Passo Fundo

 

Curso Técnico de Enfermagem 

A Escola de Educação Profissional do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo está com inscrições abertas para nova turma do Curso Técnico de Enfermagem. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de fevereiro, diretamente na Escola HC.
A entrevista de seleção será realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro e a divulgação dos selecionados ocorrerá no dia 28 de fevereiro. O início das aulas está previsto para o dia 11 de março de 2019. O candidato, no momento da inscrição, deverá apresentar os seguintes documentos: Histórico escolar do ensino médio; 2 fotos 3x4 recentes; Carteira de identidade e CPF; Certidão nascimento ou casamento; Comprovante de endereço e CEP. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3046 -7507.

 

Motorista de aplicativo
A 99 - empresa de mobilidade urbana que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing - está cadastrando motoristas 99Pop (modalidade de carros particulares da empresa) em Passo Fundo. A expectativa da startup é gerar oportunidade de ampliação de renda para os condutores e proporcionar uma opção de transporte com excelência e preço justo para um número cada vez maior de pessoas no Rio Grande do Sul. O aplicativo de mobilidade, que já opera no Rio Grande do Sul há mais de um ano e em mais de 1 mil cidades brasileiras, chega na cidade de Passo Fundo para ampliar a oferta de transporte rápido, seguro e com preços menores.
 
Cadastro
E para atrair ainda mais motoristas, a 99 oferece diferenciais como a taxa de 0,99% - a mais vantajosa do mercado, frente à concorrência que cobra até 25% por corrida - e o pagamento do valor da corrida em até 48 horas através do Cartão 99. Além disso, o aplicativo investe ainda em diversos recursos de segurança para motoristas e passageiros. Os interessados podem iniciar o cadastro no site da 99 (http://99app.com/) ou no  aplicativo "99 para Motorista", disponível na Google Play, para smartphones com sistema Android, ou na App Store, para aparelhos iOS. A empresa conta, também, com um endereço online completo com dicas e orientações: https://bit.ly/2SdhQU2


Gás mais caro
O botijão de até 13 quilos de gás liquefeito de petróleo (GLP) residencial está mais caro. O novo preço médio do produto, anunciado pela Petrobras, será de R$ 25,33. No último ajuste, feito em novembro do ano passado, o preço determinado foi de R$ 25,07. O produto tem reajustes trimestrais. O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) informou que o reajuste vai variar entre 0,5% e 1,4%, de acordo com o polo de suprimento. O Sindigás calcula que o valor do GLP empresarial está 13,4% acima do GLP para embalagens até 13 quilos. 


Vestibular Complementar
Uma nova oportunidade para quem quer ingressar no ensino superior, qualificar-se e ampliar conhecimentos é ofertada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) por meio do Vestibular Complementar de Verão 2019. O processo seletivo contempla cursos em diferentes áreas, em Passo Fundo e na estrutura multicampi, em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. A inscrição deve ser feita via internet, pelo site vestibular.upf.br, até 18 de fevereiro. A prova ocorre no dia 19 de fevereiro. Também é possível optar pela utilização da nota obtida na redação do Enem.


Carteira de Trabalho
O número de Carteiras de Trabalho emitidas em 2018 em todo o Brasil foi de 5.084.515 – um aumento de 5% em relação a 2017, quando 4,8 milhões de trabalhadores receberam o documento. Foram 4.999.502 de carteiras para brasileiros e 85.013 para estrangeiros, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (4) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. São Paulo foi o estado onde houve mais emissões em 2018, com 1,2 milhão de CTPS. Em seguida aparecem os estados de Minas Gerais (501,9 mil), Rio de Janeiro (410 mil), Bahia (316 mil) e Paraná (270 mil).

Gostou? Compartilhe