OPINIÃO

Fatos 09.02.2019

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Gargalos

O município de Passo Fundo gastou 19% com saúde, em 2017. Foi a primeira vez que alcançou este índice do orçamento, segundo analisa o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Neri Gomes. “Nunca passou de 16%”, acrescentou. O município tem obrigação constitucional de aplicar 15% da LOA. No entanto, o atraso no repasse por parte do Estado e, especialmente, a não atualização na repactuação do atendimento tem causado sérios problemas não só a Passo Fundo, mas  a todos os municípios gaúchos. No que diz respeito ao município, enquanto o Executivo amplia o gasto do orçamento com saúde, o Estado reduz significativamente a sua participação. Em 2017, ficou longe dos 12% constitucionais, fechando em 5,5%. O Estado deve a prefeitura mais de R$ 6 milhões. Somado a isso, está a defasagem de 15 anos na repactuação no número de exames, por exemplo. Invariavelmente quando a secretaria de saúde abre o período para carimbar autorizações de exames, elas se esgotam em um dia.

Partido Novo

O Partido Novo está implantando polos regionais de representação oficial da sigla. A ação de estruturação é uma das metas para 2019, visando a preparação do partido para as próximas eleições municipais. Piero Pauletto da Costa será o coordenador da região de Passo Fundo, que compreende Carazinho, Santo Ângelo, Ijuí e demais cidades da região. Piero tem 36 anos, é advogado e empresário do ramo imobiliário, tem como base a cidade de Carazinho e está filiado ao Novo desde novembro de 2016.

Aplauso

O delegado Regional de Polícia Adroaldo Schenkel aplaudiu a proposta do ministro da Justiça Sérgio Moro para combater o crime organizado e a corrupção. “São 19 propostas.  Todas ótimas.  Ampliar o apenamento e cumprimento efetivo das penas para crimes graves, tanto os com violência direta (roubos, homicídios), quanto indireta (corrupção, colarinho branco). Além disso vai ao encontro dos anseios sociais porque as urnas claramente demonstraram isso.  Essa será a única forma de inibir o criminoso contumaz.  Ao contrário do que alguns dizem, o Brasil prende bem e prende pouco, proporcionalmente ao cometimento de crimes”, analisou.

Festa

O PT de Passo Fundo organiza uma festa para comemorar os 39 anos, para o próximo dia 15 de fevereiro. No mesmo dia vai inaugurar nova sede.

Deu o que falar

A roupa usada pela deputada estadual Ana Paula da Silva, PDT/SC no dia da posse foi alvo de violentos e despropositados ataques nas redes sociais.

Em Goiás, o deputado Amauri Ribeiro (PRP-GO), participou da sessão de posse com a esposa no colo. Foi alvo de críticas, com toda a razão.

 

Gostou? Compartilhe