Movimento no comércio cresce 1% em janeiro

Dados da Boa Vista SCPC apontam crescimento em todos os indicadores do mês

Por
· 1 min de leitura
O crescimento demonstra a tendência apontada por economistas para um 2019 mais otimista para o comércioO crescimento demonstra a tendência apontada por economistas para um 2019 mais otimista para o comércio
O crescimento demonstra a tendência apontada por economistas para um 2019 mais otimista para o comércio
Você prefere ouvir essa matéria?

O Indicador do Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 1,0% em janeiro na comparação mensal de acordo com dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador subiu 1,3%. Já na variação contra janeiro do ano anterior o varejo cresceu 3,4%.


De acordo com a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, Carina Sobiesiak, o crescimento, ainda que pequeno, demonstra a tendência apontada por economistas para um 2019 mais otimista para o comércio. “A confiança de empresários e de consumidores pode ser a diferença para que tenhamos um ano de crescimento. A confiança é o primeiro passo para que os investimentos represados saiam do papel, o dinheiro guardado volte a circular na economia e até quem não tem recursos se anime a buscar crédito para poder comprar. É claro que a retomada da confiança não basta para que o comércio recupere o patamar registrado antes da crise econômica, mas o fato é que empresários e consumidores, de uma maneira geral, demonstram otimismo com o ano que inicia”, comenta Carina.


Na análise mensal, dentre os principais setores, a categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 1,2% no mês. A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou aumento de 1,5% na série. Já o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” subiu 1,4% em janeiro considerando dados dessazonalizados. Por outro lado, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 0,2% em janeiro, descontados os efeitos sazonais. O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. A série histórica do indicador está disponível no site boavistaservicos.com.br.

Gostou? Compartilhe