Novo pavilhão de reciclagem deve ser concluído em 60 dias

O objetivo é aumentar a produção da reciclagem de resíduos sólidos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A Prefeitura de Passo Fundo deverá entregar ainda neste primeiro semestre de 2019 o novo pavilhão e nova esteira de reciclagem dos resíduos sólidos produzidos no município. A obra realizada na Central de Triagem e Transbordo deverá ser finalizada e poderá ser entregue aos trabalhadores das cooperativas que realizam o serviço até o final de abril.

Os recursos são de aproximadamente R$ 720 mil, sendo provenientes do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada. O investimento feito pela administração municipal tem o intuito de aumentar a produção da reciclagem de resíduos sólidos e a geração de emprego e renda. 

No início da tarde dessa quarta-feira (27), o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, estiveram visitando e acompanhando a obra do novo pavilhão. “Com certeza, as condições de trabalho serão melhoradas com essa nova estrutura e a nova esteira, facilitando o serviço dos trabalhadores que reciclam toneladas de lixo produzidos em nossa cidade”, disse Luciano.

Conforme o secretário Rubens, com esse investimento a capacidade de reciclagem triplicará. Atualmente, a Recibela está trabalhando em dois turnos.

Como funciona a reciclagem:

Todo o lixo recolhido no município é levado até a Central de Triagem e Transbordo. Chegando lá, o material recolhido pela coleta seletiva vai diretamente para a separação. Na esteira as sacolas ou sacos de lixo são abertos para o material reciclável ser separado pelos cooperados.

Justamente por essa logística é fundamental que as famílias façam a separação do lixo seco e orgânico em suas casas, como explica Rubens: “a separação dos resíduos nas residências facilita o trabalho de reciclagem realizado por todas as cooperativas, em especial a Recibela, por isso a importância da separação em resíduo orgânico e seco independente de possuir coleta seletiva no bairro”.

Gostou? Compartilhe