OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Ministério Público
O Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Sul (RS) abre seleção para estágio de cursos superiores. As inscrições podem ser realizadas no período de 27 de fevereiro de 2019 a 21 de março de 2019.Na Procuradoria da República/RS, localizada na capital, a seleção é para os cursos de Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito e Jornalismo. Nas Procuradorias da República nos Municípios, a seleção é para o curso de Direito. As unidades do interior que participarão do certame estão localizadas nos municípios de Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Santa Rosa.Os estudantes interessados em inscrever-se neste processo seletivo deverão fazer a pré-inscrição pelo site www.mpf.mp.br/rs/estagie-conosco. A prova será aplicada no dia 27 de março de 2019, em local a ser confirmado por edital.

 

Residência
O Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência/Intensivismo, desenvolvido pelo Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, Prefeitura de Mato Castelhano e Prefeitura de Passo Fundo está com inscrições abertas até o dia 1º de março. São oferecidas duas vagas para profissionais graduados nas áreas de Fonoaudiologia e Serviço Social. Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário de inscrição disponível no site do Hospital de Clínicas (www.hcpf.com.br). Os selecionados receberão bolsa do Ministério da Educação, no valor de R$ 3.330,43. Outras informações podem ser esclarecidasna unidade de Ensino e Pesquisa Acadêmica do HC, através do telefone (54) 2103 3407.As etapas do processo seletivo contemplam a análise de memorial descritivo e currículo do candidato, além de entrevista presencial, a ser realizada no dia 06 de março. O edital completo pode ser consultado no site do HC.

 

Exposição Carnaval
Querendo proporcionar um espaço para lembrar de outros carnavais, o Instituto Histórico de Passo Fundo, o Museu Histórico Regional e a Secretaria Municipal de Cultura revisitaram seus acervos e em clima de festa organizaram a exposição “Folia: marcas de outros carnavais”. A mostra reúne diferentes peças, de diferentes tempos e procedências e será aberta nesta sexta-feira (01), a partir das 17h na Sala Desdêmona do Teatro Municipal. São fantasias, objetos, lembranças e fotografias que retratam homens, mulheres, crianças, rostos, blocos, reis, rainhas, carros e brincadeiras. Não faltam Neros, Momos, Iaras, serpentinas e delírio coletivo. A exposição está aberta a visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, até o dia 06 de abril.


CAGED I
O emprego formal no Brasil manteve a tendência de crescimento registrada em 2018 e fechou janeiro de 2019 com saldo positivo de 34.313 postos de trabalho. Foi o segundo melhor saldo do mês janeiro desde 2013. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (28) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.O resultado positivo decorreu de 1.325.183 admissões e 1.290.870 desligamentos. Nos últimos 12 meses, houve crescimento de 471.741 empregos, representando variação de +1,24%.Em termos setoriais, houve crescimento em cinco dos oito setores econômicos. Os dados registram expansão no nível de emprego em Serviços (43.449 postos), Indústria de Transformação (34.929 postos), Construção Civil (14.275), Agropecuária (8.328 postos) e Extrativista Mineral (84 postos). Ocorreu redução no nível de emprego nos setores do Comércio (-65.978 postos), Administração Pública (-686 postos) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (-88).

CAGED II
O setor de Serviços foi o principal destaque na geração de emprego de janeiro. Foram registradas 573.615 admissões e 530.166 desligamentos, resultando em um saldo de 43.449 postos de trabalho, um crescimento de 0,25% sobre o mês anterior. Esse resultado foi impulsionado pelo subsetor do Comércio e Administração de Imóveis, Valores Mobiliários e Serviço Técnico (23.318 empregos), Serviços Médicos, Odontológicos e Veterinários (15.163 empregos) e Ensino (5.152 empregos).O segundo maior saldo positivo de janeiro foi da Indústria de Transformação. Foram registradas236.226 admissões e 201.297 desligamentos, ocasionando saldo positivo de 34.929 postos e o crescimento de 0,49% em relação ao mês anterior. Onze dos 12 subsetores apresentaram saldo positivo. Os destaques foram a Indústria Têxtil do Vestuário e Artefatos de Tecidos (9.276postos, +1,13%), Indústria de Calçados (5.870 postos, +2,13%) e Indústria Mecânica (5.502postos, +1,03%).


ENEM
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?deste ano serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, segundo cronograma divulgado na tarde de hoje (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Pelo calendário, as inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio.Entre 1º e 10 de abril os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às?provas?em 2018. O edital do Enem, conforme o instituto, será publicado no próximo mês.


Aula Magna
Acontece nesta sexta-feira (1º), a Aula Magna de abertura das atividades do ano de 2019 da Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso (Comai). O evento está previsto para se iniciar às 14h no Auditório do Colégio Notre Dame. Além da Aula Magna, outra atividade que marca o ano da Coordenadoria do Idoso é o baile de escolha da rainha, que será no dia 9 de abril, a partir das 13h30, no CTG Lalau Miranda. “A cada novo ano a coordenadoria tem procurado inovar suas atividades e despertar nos idosos a alegria de viver”, observa a coordenadora da Comai, Cândida Bertoncello.Durante todo o ano, a Coordenadoria vai trabalhar dezenas de atividades que dão destaque à atuação e à inclusão dos idosos. Serão bailes, chás, apresentações artísticas, atividades físicas, entre outras, que irão beneficiar os mais de 2 mil idosos que participam da Comai. 


MBA UPF
O MBA em Economia e Gestão Empresarial da Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas e visa instrumentar os profissionais para que possam compreender e antecipar os efeitos das políticas econômicas, captar os sinais emitidos pelas flutuações da economia globalizada e desenvolver precisão no processo de tomada de decisão.Quem deseja ingressar deve se inscrever até 17 de março, pelo site upf.br/ensino. A seleção dos inscritos será no dia 18 de março e os selecionados serão divulgados no dia 19 do mesmo mês.As matrículas ocorrem de 1º a 8 de abril e as aulas iniciam no dia 12 de abril, sendo quinzenais, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e à tarde. O curso tem a duração de 18 meses. Mais detalhes pelo telefone (54) 3316-8246.

Gostou? Compartilhe