OPINIÃO

Fatos 02 e 03.03.2019

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Usina de Etanol

O empresário Henrique Leonhoardt, proprietário dos postos e supermercados Boa Vista de Carazinho, está investindo mais de R$ 20 milhões na instalação de uma usina de etanol, no município. O combustível verde será produzido a partir da batata doce industrial, geneticamente modificada, e também do milho ou sorgo. A ideia é produzir de 40 a 50 mil litros dia para abastecer os 14 postos instalados na região, um deles em Passo Fundo, e vender o combustível quase pela metade do preço que é praticado por outros estabelecimentos. A Usina já esta comprada, a área também e agora faltam as liberações burocráticas como licenciamento ambiental. Em seis meses a usina deve estar operando, gerando renda porque vai movimentar a agricultura familiar, criar empregos no município e colocar no mercado um combustível mais barato para o consumidor.

Humanidade

A decisão de permitir saída temporária do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da prisão, para participar do velório do neto de 7 anos, além de cumprir uma determinação legal, é o reconhecimento de uma arbitrariedade anterior. O ex-presidente, mesmo tendo direito, foi impedido de participar do velório do irmão Vavá, no final de janeiro. Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, neto do ex-presidente morreu no início da tarde desta sexta-feira, vítima de meningite.

Maldade solta

O pior de tudo isso é ler insultos desumanos sobre a morte do neto de Lula. Gente que se diz “de bem” comemorando a morte de uma criança, não dá para entender. É nojento!

BR 285

Vereador Patric Cavalcanti, DEM, pediu desarquivamento do projeto que cria a Comissão Especial para tratar da duplicação da BR 285. A pauta vem sendo tratada por ele há algum tempo. No fim deste mês de março, ele vai à Brasília para conversar com o Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni e representantes do DNIT e vai dar andamento ao ofício, que enviou no final de 2017 ao governo federal. O documento pede a inclusão do Termo de Referência para a contratação de empresa responsável por elaborar o projeto de duplicação e reestruturação da BR 285, e também a liberação de R$ 1,9 milhão.

Apoio

Na Assembleia Legislativa do Estado, Patric tem contado com o apoio do deputado estadual, Gilberto Capoani,  MDB, através da Frente Parlamentar em Apoio à Execução da BR 285. “Há anos luto para que essa obra seja executada e agora é o momento ideal. Vamos unir esforços e garantir nossa segurança nas estradas”, mencionou.

A vida é feita de ciclos

A vida é feita de ciclos. Fins e recomeços fazem parte. Hoje me despeço do comando da Redação do Jornal O Nacional, não com o coração apertado, mas com o coração tomado de alegria. Quem segue o trabalho é um grande profissional e amigo Gerson Lopes, com quem venho dividindo a árdua e apaixonante missão de fazer jornalismo diário nos últimos anos. Esta redação não poderia estar em melhores mãos. Mas não deixo ON. Permaneço aqui, só que em outra tarefa incumbida pelo diretor Múcio de Castro. Um novo ciclo se abre e desafios novos virão pela frente. Sigo na coluna, sigo no jornalismo. É a minha vida. As novidades? Bom, serão muitas e todas anunciadas no seu devido tempo. Agora, bora fechar a 10ª edição do Anuário Gigante do Norte!

Genius

Um pouco de história faz bem pra humanidade. A dica é a série Genius: A Vida de Einstein (2017), exibida pela National Geographic.

 

 

Gostou? Compartilhe