OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Jaime Freitag

Na noite de quinta-feira, 21, morreu em Passo Fundo o radialista Jaime Freitag. Aos 70 anos de idade, nos últimos meses ele enfrentava problemas de saúde que culminaram com seu falecimento. Ainda criança, Jaime Freitag iniciou no rádio passo-fundense em participações de programas de auditório. A partir dos anos 1960 iniciou sua carreira profissional. Atuou nas rádios Municipal, Passo Fundo, Uirapuru e Planalto. Destacou-se como locutor noticiarista, dividindo a apresentação de noticiários com os principais nomes da época. Também atuou com o repórter esportivo, coberturas eleitorais e, com predileção, nos desfiles e bailes de carnaval. O corpo de Jaime Freitag foi sepultado, na sexta-feira à tarde no Cemitério Israelita de Passo Fundo.

 

Sustentabilidade

Instituído em 1992, pela Organização Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água - lembrado em 22 de março - visa conscientizar sobre a preservação desse recurso essencial à vida, perpetuando boas práticas. Em consonância com tal propósito, as crianças matriculadas no Nível II da Educação Infantil do Colégio Notre Dame participaram, ao longo da semana, de uma série de atividades que reforçaram a importância do cuidado com os recursos hídricos - um dos aspectos englobados pelo projeto pedagógico de estímulo à sustentabilidade ambiental, desenvolvido no segmento de ensino.

 

Sustentabilidade II

Os educandos, por exemplo, assistiram ao teatro de um super-herói que combate o desperdício e estudaram os diferentes estados da água - sólido, líquido e gasoso, além de refletir sobre os hábitos que poder ser construídos, a fim de contribuir com a preservação desse recurso natural.

 

Fonoaudiologia 

A equipe do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo realizou na quinta-feira (21) uma visita ao Hospital Regional do Oeste, em Chapecó/SC, onde puderam acompanhar o Serviço de Fonoaudiologia. “A gente conheceu um pouco os serviços do Hospital Regional do Oeste, de Chapecó, especialmente o Serviço de Fonoaudiologia, além da área estrutural e de oncologia” explicou a fonoaudióloga do HC, Analice Calegari Lusa.

 

Água

Em apenas 6,5% dos rios da bacia da Mata Atlântica, a qualidade da água é considerada boa e própria para o consumo, de acordo com relatório divulgado ontem (22), Dia Mundial da Água, pela Fundação SOS Mata Atlântica. Dos 278 pontos de coleta de água monitorados em um total de 220 rios, 74,5% apresentam qualidade regular, 17,6% são ruins e, em 1,4%, a situação é péssima. Nenhuma amostra foi considerada ótima.


Economia
O governo espera que a economia apresente crescimento de 2,2%, neste ano. A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, está no Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, divulgado hoje (22) pelo Ministério da Economia.Na Lei Orçamentária deste ano, a previsão de crescimento do PIB era maior: 2,5%.

 

Repasse
O governo do Estado pagou, na quinta-feira (21), R$ 20 milhões aos municípios por programas como a política de incentivo à Atenção Básica, Samu, assistência farmacêutica, programa Primeira Infância Melhor (PIM), entre outros. O valor representa metade dos repasses que estavam pendentes relativos ao mês de janeiro. Outros R$ 21 milhões estão previstos para serem repassados na próxima sexta-feira (29), quitando os valores em abertos do mês.

 

Parceria I
O governador Eduardo Leite lança, nesta segunda-feira (25), às 10h, no Palácio Piratini, um programa de desestatização de ativos e investimentos em diversas áreas, da infraestrutura à cultura, com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. Batizado de RS Parcerias, o projeto envolve tanto concessões quanto parcerias público-privadas (PPPs) com a iniciativa privada.


Parceria II
Durante a apresentação, serão detalhadas as primeiras propostas do programa, que contemplam a concessão das rodovias RSC-287 e ERS-324, da Estação Rodoviária de Porto Alegre e do Zoológico de Sapucaia do Sul. Após a divulgação, governador e secretários atendem à imprensa.

Gostou? Compartilhe