OPINIÃO

Ponto de vista

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Ao assumir o mandado no Palácio Piratini no primeiro dia útil de 2019 o governador Eduardo Leite (PSDB) adotou uma estratégia inédita em relação aos cargos do segundo e terceiro escalão. Durante a transição Leite pediu a José Ivo Sartori (MDB) que não dispensasse os titulares de diversos órgãos estaduais e das coordenadorias regionais que integravam o seu governo. Passados oitenta e um dias desde o início da atual gestão “está tudo como dantes no quartel de Abrantes”.

 

I I

Do ponto de vista da gestão pública a medida se mostrou acertada. Por outro lado à iniciativa do jovem governador em manter os titulares ou adjuntos das Coordenadorias Regional de Educação, Agricultura, Saúde, e Obras Públicas, bem como na Emater e SINE/FGTAS deixou dirigentes dos partidos governistas e deputados da base na Assembleia frustrados. As listas com os nomes dos pretensos titulares aos cargos elaboradas logo após o segundo turno permanecem engavetadas. E pelo andar da carruagem vão continuar.

 

I I I

O choque de gestão adotada nas diversas secretarias de Estado está ocorrendo em todos os quadrantes do RS. E como não poderia deixar de serem as ordens se serviço despachado do Centro Administrativo Fernando Ferrari, instalado no número 1501, em Porto Alegre estão sendo cumpridas a risca. Até o passado recente o servidor que tivesse seus interesses pessoas afetados em detrimento do serviço público buscava o apoio de um figurão do partido para que intercedesse junto à coordenadoria ou gerência regional. É crível que haja exceções, mas os resultados positivos já são vistos, ao menos na região Norte do RS. O tempo deverá comprovar.

 

Curtas:

# Por cinco votos a quatro a Câmara de Vereadores de Estação rejeitou o pedido para investigação e pedido de impeachment do prefeito Humildes Camargo (MDB).

# A solicitação foi protocolada junto ao poder legislativo no dia 12 de março entrou na pauta da sessão realizada na noite da última segunda-feira (18).

# Nota de esclarecimento assinada pelo prefeito do município foi distribuída a imprensa na tarde de quinta-feira (21).

# O documento assinado por Camargo afirma: “Referido pedido baseou-se em postagens de redes sociais e aplicativos de celular, não possuindo qualquer fundamentação legal, nem mesmo qualquer espécie de provas legalmente válidas,”.

# E segue: “... não passando de meros boatos e acusações completamente infundadas, tanto é verdade que por maioria dos votos o pedido foi sabidamente arquivado pelos vereadores.”.

# A situação vivida no próspero município de Estação é inusitada e não há registro de que tenha ocorrido até então em qualquer dos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral.

# Atendendo indicação do deputado estadual Paparico Bacchi (PR) o coordenador da bancada gaúcha no Congresso, Deputado Giovani Cherini (PR) destinou emenda parlamentar que beneficia o Hospital São Roque.

# Os recursos na ordem de R$ 250 mil deverão ser utilizados na reforma e ampliação da ala de saúde mental do nosocômio instalado no número 212 da Rua Jacob Gremmelmaier.

# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas realiza às 18h30min desta quinta-feira (28) a entrega do Prêmio Mulher Cidadã.

# O prêmio será conferido a Márcia Cristina Falkoski, indicada pela bancada do MDB, Maria Cristina Lehmann Ferrari pelo PTB, e Mirian Beltrami Pereira pelo PP.

 

Dito & Feito:

A Chefe de Polícia Civil, Nadine Farias Anflor, confirmou na terça-feira (19) a chegada de 112 novas viaturas na primeira semana de abril e o ingresso de 426 novos escrivães e inspetores no dia 8 de julho. A delegada, natural de Getúlio Vargas, é a primeira mulher ocupar o cargo na história da corporação.

Gostou? Compartilhe