Saul destaca importância de lutas voluntárias

O vereador lembrou que a dor da família Albuquerque foi transformada em luta que proporcionou avanços no combate à leucemia

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O parlamentar Saul Spinelli (PSB) ocupou o espaço do Grande Expediente na Sessão Plenária desta segunda-feira (25), para destacar o trabalho que realiza voluntariamente. Este serviço social foi reconhecido recentemente pelo ex-deputado federal Beto Albuquerque, que o convidou para ser um dos fundadores do Instituto Pietro (Ipietro). O objetivo é incentivar a doação de medula óssea que poderia ter salvado a vida do filho Pietro Albuquerque.

 

Saul Spinelli é conselheiro do Ipietro que, além da captação de novos doadores, terá um papel importante para divulgar os sintomas da Leucemia a fim de que seja feito um diagnóstico precoce, fundamental ao tratamento. O instituto também vai investir no apoio às pesquisas que levem à cura deste tipo de câncer.

 

O vereador lembrou que a dor da família Albuquerque foi transformada em luta que proporcionou avanços no combate à leucemia. Em 2007, por exemplo, o nosso país contava com setecentos e cinquenta mil pessoas cadastradas como doadoras de medula. Depois das campanhas, estimuladas pela criação da Lei Pietro, de autoria do deputado, este número chega hoje a cinco milhões de amostras cadastradas. Foi possibilitado ainda, por um acordo internacional, que todos os registros das Américas fossem interligados ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Sendo assim, os pacientes de leucemia tem acesso hoje a aproximadamente vinte e sete milhões de doadores.

 

Spinelli também lembrou o trabalho que realizou para a criação do Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo. O parlamentar foi procurado, em 2012, pelo médico Pablo Santiago para ajudar na causa. O vereador conseguiu, junto a Beto Albuquerque, a liberação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 800 mil reais que foi decisiva para viabilizar a obra que está completando três anos. Além do apoio ao empreendimento, o vereador Saul também é voluntário em políticas públicas de combate ao câncer.

 

Círculo Operário

Os 81 anos da instituição de ensino foram lembrados em seu Grande Expediente. O vereador salientou o valor educacional, histórico e sentimental do Círculo Operário, fundado em março de 1938. “Esta é uma das principais escolas da cidade que atua desde o ensino infantil ao nono ano do fundamenta, história que caminha junto com a do município”, ressaltou o parlamentar.

 

Entre os novos projetos do Círculo Operário para 2019, está a construção de uma nova escola. Além de continuar a desenvolver o projeto interno que estimula os estudantes a cultivar valores como o amor ao próximo, a gentileza e o respeito. Pelo trabalho desenvolvimento em mais de oito décadas, a instituição recebeu do vereador o reconhecimento de Honra ao Mérito.

 

Arsenal Expresso

Spinelli parabenizou o trabalho realizado por voluntários no Arsenal Expresso Futebol Clube. A escolinha trabalha com crianças carentes de 5 a 13 anos do bairro Integração, sob a coordenação de Izaias Miranda, ao lado dos voluntários Lauro Hopper, Felipe Miranda, Alex Castoldi e Dionatan Castoldi. O trabalho passa agora a contar com o apoio da Central Única das Favelas (CUFA), que passará a atuar naquele e em outros bairros de Passo Fundo. O clube conta com o Banco de Chuteiras para arrecadar doações para atender as crianças do projeto. 

Gostou? Compartilhe