Três mil alunos participam de Circuito Cultural

Espetáculos envolveram alunos de envolveram 27 escolas da rede municipal

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Foram mais de 30 espetáculos e um público superior a 3.600 espectadores. Assim foi a primeira etapa do Circuito Cultural Gaúcho – 3ª edição realizado no município numa parceria que envolveu a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo e a produtora cultural D.marin Planejamento Cultural.

Os espetáculos de teatro e dança, realizados de 1º a 17 de abril, foram apresentados no Teatro Municipal Múcio de Castro e envolveram 27 escolas da rede municipal. Agora, de 18 a 25 de maio, serão realizadas oficinas de teatro e dança com alunos e professores.

A prioridade de participação foi para os estudantes adolescentes da rede pública, por ser um público que está em processo de transformação e pertencimento, tanto identitário, como cultural. Diante disso, levar a cultura para o ambiente escolar, faz com que não apenas seja desenvolvido o lúdico, mas a coletividade e a compreensão. As manifestações artísticas revelam modos de perceber, sentir e articular significados e valores que orientam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.

Circuito Cultural
Iniciativa da produtora cultural de Passo Fundo, D.marin Planejamento Cultural, o Circuito Cultural Gaúcho já apresentou, anteriormente, duas edições. A primeira aconteceu em Santa Maria/RS, e contemplou mais de 30 escolas da rede pública, somando aproximadamente 18 mil pessoas. A segunda edição percorreu as escolas de Cachoeira do Sul/RS, e envolveu cerca de 4 mil pessoas, em 19 escolas públicas.

Responsável pela produção artística, a Companhia Armazém, Cultura e Entretenimento, de Santa Maria/RS, apresentou os espetáculos de teatro e também ministrará as oficinas e workshops de iniciação teatral. Já o espetáculo, as oficinas e workshops de dança, são conduzidos por Jean Mendes, responsável pela empresa de dança Jean Produções. O projeto Circuito Cultural Gaúcho é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura estadual, através do patrocínio da Philip Morris Brasil.

Gostou? Compartilhe