OPINIÃO

Fatos 04.05.2019

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Transformação que preserva
“O mundo nos convoca a integração e a interdisciplinaridade”. A fala da reitora da Universidade de Passo Fundo, Bernadete Dalmolin resumiu a proposta que a instituição apresentou ao mercado na noite de quinta-feira, durante o lançamento da nova marca da instituição e do Vestibular de Inverno 2019. Atentos às mudanças do cenário local, nacional e mundial, a Universidade, que neste ano completa 51 anos, se transforma para modernizar o seu fazer perpassando pelos cursos, estrutura e relações. “Mudamos, preservando. Temos valores fundamentais na história que precisam ser preservados e que são elementos de sucesso e, embora aprimorados, serão mantidos”, disse a reitoria. Segundo ele, a instituição que nasceu a partir de pessoas iluminadas, sem medir esforços para tornar realidade o ensino superior em Passo Fundo e região e que sempre esteve apoiada pela comunidade, nunca parou no tempo, mas agora sentiu necessidade de imprimir uma velocidade maior a essa transformação, revendo alguns fazeres. Além da nova marca, unindo os três triângulos que significavam ensino, pesquisa e extensão em um player, a UPF, na prática, vem adotando medidas de redução de custos e adequação do seu tamanho à demanda existente. Para o vestibular de inverno, aproveita as áreas de conhecimento que possui ofertando 23 cursos.

 

Histórias reais
Com mais de 76 mil alunos formados desde a criação, a Universidade de Passo Fundo tem profissionais das mais diversas áreas do conhecimento espalhados pelo mundo. Não difícil reuniu histórias inspiradoras para mostrar na campanha do vestibular deste ano. O vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Casagranda, pontua que a nova marca, permite refletir sobre o que a Universidade pretende para o futuro, sem deixar de lado os exemplos e os aprendizados do passado.

 

Recomeçar
Casagranda falou do jovem que busca sua formação profissional, mas deu destaque para programa Recomeçar que vai oportunizar aquele profissional que já está no mercado a se reabastecer de conhecimento, buscar uma nova carreira ou aperfeiçoar a existente. A UPF oferta oportunidade para que este público possa retornar à instituição através da graduação ou especialização.

 

Apoio
O vereador Márcio Patussi tem apoio integral do diretório estadual do PDT para a candidatura à Prefeitura de Passo Fundo. Esta semana ele esteve reunido com o presidente estadual deputado federal Pompeo de Mattos e com o presidente nacional Carlos luppi, acompanhado pelo ex-prefeito da cidade, Airton Dipp. O almoço foi no tradicional restaurante Copacabana, em Porto Alegre. O apoio aberto de Dipp a candidatura de Patussi reforça o espaço que vem conquistando dentro do partido.

Eleição no diretório
No próximo dia 7, o PDT monta o diretório e escolhe a executiva municipal. Tudo indica que haverá consenso. Passo Fundo é cidade estratégica para o partido no Estado. O diretório quer investir em cidades de médio porte, com potencial eleitoral. Isso significa que a campanha poderá ter a contribuição do Fundo Partidário, essencial para fazer frente às despesas necessárias, especialmente na produção dos programas de TV e rádio.

 

CardumeArteiro no Espaço Andorinhas
A dica da coluna para este fim de semana é conhecer a Feirinha do CardumeArteiro, uma loja de artesanato que inspira trocas humanas. A feira deste fim de semana antecede o dia das mães e será realizada no Espaço Andorinhas, localizado na Rua Moron, 803, Bairro Petrópolis. A feira começa às 14h e vai até às 18h30 e terá artesanato, comidinhas e trocas de livros e plantas. Neste mundo de tantas desigualdades, sofrimentos, catástrofes e incompreensões nada com um espaço para inspirar. Um Oasis.

Gostou? Compartilhe