Preparando os futuros motoristas

Programação da campanha Maio Amarelo desenvolve atividades com crianças da região

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A campanha Maio Amarelo, que iniciou na quarta-feira (1º), está sendo lançada em todo o país com o objetivo de conscientizar a população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Em Passo Fundo, a iniciativa para debater o assunto surgiu com o CFC Planalto, que irá trazer nesta segunda-feira (06) 25 crianças do projeto Brigada Mirim de Marau para passar um dia na cidade realizando ações de conscientização. Além disso, elas vão estar representando a Brigada Militar do Rio Grande do Sul. A visita se refere a abertura oficial do grupo de apoiadores, sobre a Campanha Nacional de prevenção de acidentes, realizada, juntamente com o Núcleo de Trânsito de Passo Fundo.

 

O intuito, para que o trabalho de conscientização seja desenvolvido por crianças, é que a comunicação feita de um menor para um adulto, nessa hierarquia, pode acabar mudando o comportamento dos mesmos, confome explica a instrutora de trânsito e membra da ONG Tecpremer Argentina, parceira da atividade, Jane Lorena Albuquerque. “Os cuidados de mobilização a gente faz com os adultos, mas quando é feito com crianças a proporção é muito maior. Como eu trabalho com crianças, digo para eles que se o pai bebeu, as crianças tem que evitar sair junto e dizer que não quer ir junto porque o pai bebeu. Trânsito não é simplesmente a faixa de segurança, o uso do cinto e não dirigir sob o uso de álcool, mas toda uma cultura de educação que a gente deveria aprender desde pequeno. Mesmo antes de a gente andar, somos carona com alguém, de alguma forma. O principal cuidado é a prevenção”, ressalta.

 

Ainda segundo Lorena, a virada do ano de 2009 para 2010 foi o período que mais ocorreu acidentes no mundo. No Brasil, as vítimas de trânsito foram a segunda maior causa de morte no ano passado - estatística que ainda cresce já que são registradas apenas as vítimas do momento, excluíndo-se as que falecem posteriormente ou que permanecem com graves sequelas. “Tenho um projeto com a ONG Argentina, porque ainda temos uma cultura que só vai aprender sobre trânsito quando vai tirar a CNH, que é com 18 anos. Já é muito tarde. Então a gente está fazendo um trabalho realmente educativo, um material pedagógico para trabalhar com a educação infantil, começa na primeira fase do desenvolvimento, entre os três e sete anos, e depois aumenta gradativamente.” Os resultados da campanha anual Maio Amarelo já estão sendo percebidas. Em Passo Fundo, no ano passado, o índice de mortalidade de trânsito foi praticamente zero, afirma Lorena.

 

Brigada Mirim
O Brigada Mirim existe há mais de 10 anos na cidade de Marau. É um projeto da Brigada Militar, onde se desenvolve a parte da educação e da moral das crianças e adolescentes. A maioria do grupo são crianças que vivem em comunidades vulneráveis e veem no projeto um futuro melhor. “A maioria das crianças que entram para este projeto são muito necessitadas, e a partir dele conseguem entrar com as bolsas vinculadas em outros colégios, seguindo carreiras diferentes e ter uma vida totalmente diferente do que é. É um projeto social”, pontua Lorena.

 

Programação
A programação na segunda-feira inicia às 8h30min em frente ao CFC Planalto, que durante uma hora irá parar todos os veículos de treinamento, assim como os funcionários e instrutores, como forma de mobilização e silêncio pela prevenção de vítimas do trânsito. Os mirins, que tem entre 7 e 16 anos, devem chegar, realizar o cumprimento, e em seguida cantar o Hino Nacional. Também será apresentado aos pequenos como funciona o Centro, e visitado outros locais da cidade. Às 14h50min, o representante do Sest Senat deve estar na Câmara de Vereadores para orientar um pouco mais sobre o Maio Amarelo.

 

Conscientização de mortes nas estradas
O Bella Città também lançou uma campanha de conscientização do Maio Amarelo. O intuito do shopping é divulgar durante todo o mês cartazes para chamar atenção para os alarmantes casos de acidentes com mortes nas estradas. “O shopping por ser um dos maiores centros de compras e lazer da região, localizado no coração da cidade, tem um importante papel de propagar a campanha do maio amarelo. Queremos tocar o pensamento de cada um que passa por aqui e aflorar a consciência sobre a condução de um trânsito seguro”, destaca a gerente de Comunicação e Marketing do Bella Città, Tatiana Diehl de Sousa.

 

A campanha de conscientização está espalhada por todos os andares do shopping com frases e fotos de impacto. A agenda coletiva do mês inclui o Shopping como sede de uma das ações. A ação que acontece no dia 21, a partir das 14 horas, no Bella Città, busca conscientizar as crianças sobre a importância dos cuidados no trânsito. As atividades serão destinadas a crianças de até 10 anos das escolas municipais de Passo Fundo que vão participar de teatro de fantoche com tema “educação para o trânsito” e ainda do “Projeto Agente Mirim”, ambos em parceria com a Secretaria de Segurança Pública.


Atividades do Maio Amarelo
Em Passo Fundo, as atividades são promovidas pela Prefeitura de Passo Fundo e Secretaria de Segurança Pública, por meio do Núcleo de Educação para o Trânsito, o tema do maio amarelo em 2019 é “No trânsito, o sentido é a vida”. Toda a programação do mês pode ser conferida no portal da Prefeitura - pmpf.rs.gov.br.


Maio Amarelo
Em 11 de maio de 2011 a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para o balanço das ações no mundo inteiro. A cor amarela é a escolhida por simbolizar atenção e sinalização no trânsito.

Gostou? Compartilhe