OPINIÃO

Octogenário frigorífico com nova direção

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Octogenário frigorífico com nova direção
A Cooperativa de Produção de Banha Santana Ltda. foi fundada na então Estação Getúlio Vargas no dia 31 de março de 1935. Um dos primeiros documentos protocolados na recém-instalada Prefeitura Municipal que homenageava como patrono o então presidente constitucional, solicitava ao prefeito Manoel Nunes da Costa a expedição do alvará do frigorífico. No ano de 1976, os associados da Coobanha deliberaram em assembleia a fusão com a Cotrigo, fundada em 04 de agosto de 1957. Os associados de ambas eram praticamente os mesmos e desde então os produtos com a marca Rio Sul, Paraná e Saudável ganharam o mercado nacional.
I I
A crise financeira que atingiu inúmeras cooperativas também chegou por esses pagos. Desde a traumática assembleia da Cotrigo realizada em sete de novembro de 2008, seus dirigentes buscaram a recuperação da cooperativa sem sucesso. Como ocorreu com a Cotrel, de Erechim, os bens colocados em garantia junto a instituições financeiras, fornecedores e a fazenda pública, foram sendo leiloados. O complexo formado pelas granjas de suíno, supermercados, armazéns de recebimento de grãos, entre outros, foram arrematados em hasta pública. Estes bens passaram para o controle de empresas diversas e na grande maioria continuam operando.
I I I
O octogenário frigorífico, instalado na Rua Josino Monteiro, recebeu na última década inúmeras melhorias. Durante algum tempo a produção foi terceirizado para a Globo Aves, e nos últimos anos, para a Pamplona. No dia 26 de abril o leiloeiro Erni Carlos Oro, de Erechim, bateu o martelo e o complexo industrial adquirido pela Ativa Brasil Gestão e Participação Ltda. com sede não número 222 da Av. Chedid Jafet, bairro Vila Olímpia, em São Paulo. Tão logo o processo que tramita na 1ª Vara Federal esteja concluído e o valor do lance final do leilão depositado, a holding tomará posse do complexo industrial.
 
I V
O último abate de suínos ocorreu no dia do leilão. O passivo trabalhista dos 552 funcionários do frigorífico é de responsabilidade da Cotrigo. Eles foram informados da situação ainda no dia 26 de abril e as demissões iniciaram na segunda-feira (29) e devem ser concluídas na próxima semana. As previsões sobre o destino da indústria é alvissareira. Os investidores devem retomar as operações tão logo for possível. E para tanto vão precisar contratar pessoal com experiência. Observadores acreditam que além da modernização a produção deva dobrar a curto e médio prazo ocorrendo um incremento nos postos de trabalho.
 
Curtas:
# A confirmação do primeiro caso de dengue em Getúlio Vargas colocou em alerta as autoridades do município e a população.
# O caso é do tipo “autóctone”, ou seja, contraído no próprio município, é o indício de que possam surgir novos casos.
# Na terça-feira (30), véspera do feriado do Dia do Trabalho, o prefeito Maurício Soligo (PP) não escondia a preocupação com o fato.
# Durante conversa com este escriba ele fez um desabafo, revelando que sem o envolvimento de toda a comunidade a situação deverá se agravar.
# Questionado sobre o paciente diagnosticado com a doença, contou que ele mora no centro da cidade.
# E ainda, que a equipe de endemias, e os servidores da Secretaria da Saúde e Assistência Social e UBS estão mobilizados e a disposição.
# Sendo a cidade de Getúlio Vargas um polo comercial e lugar de passagem de moradores de toda a região, é crível que outros casos sejam diagnosticados nos próximos dias.
# Foi um sucesso do V Fórum Norte Gaúcho do Trigo e do VI Fórum Norte Gaúcho do Milho realizado no dia 26 de abril em Getúlio Vargas.
# Mais de 300 pessoas se inscreveram no evento promovido pelo Sindicato Rural e entidades parceiras.
# Destaque para os conferencistas e os temas abordados no evento que está os mais importantes sobre as culturas do trigo e milho no RS.
Dito & Feito
A programação alusiva ao centenário do Tabajara F.C, está sendo divulgada. No dia 25 de maio o professor Édino Carlos Farias vai lançar um livro com a história do mais longevo clube esportivo do Alto Uruguai Gaúcho. 

 

Gostou? Compartilhe