OPINIÃO

Importância dos testes genéticos na oncologia

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Os testes genéticos são alguns exames que identificam, através de análise do DNA, um risco maior de adquirir uma doença. Na oncologia esses testes servem para ver a possibilidade de surgimento de um tumor ou o risco de desenvolvê-lo. O câncer é resultado de alterações genéticas em nosso corpo, mas nem todo tumor é hereditário.

 

Os testes genéticos ainda não são conhecidos pelos pacientes. É importante saber que o seu benefício pode ser grande, já que os pacientes podem descobrir se tem predisposição antes de ter a doença. Mas outra informação relevante, que as pessoas precisam saber, é que ter a alteração genética (mutação) não significa que a pessoa vai ter câncer, e, sim, há um aumento na chance.

 

O câncer é uma doença que demora para aparecer, a maioria das pessoas tem já em idade avançada. Quem já nasce com a mutação pode apresentar mais cedo e com maior facilidade a doença. Assim, quem tem a mutação pode ter o câncer com uma idade menor. E é por isso que o teste é tão importante, como esse público jovem normalmente não estaria realizando exames de prevenção do câncer, eles poderiam descobrir a presença da mutação e detectar os tumores ainda pequenos.

 

Existem alguns aspectos que podem indicar que a pessoa tem uma síndrome de câncer hereditário: o diagnóstico da doença em pessoas jovens, vários tumores em uma mesma pessoa ou em várias gerações da família. Para confirmar se há um câncer hereditário é necessária a realização do teste genético.   O resultado desses testes ajuda os médicos a escolher as medidas de prevenção para evitar o surgimento do câncer.

 

Você sabia que o câncer tem mais chances quando detectado precocemente? http://drnicolas.com.br/cancer-tem-mais-chances-de-cura-quando-detectado-precocemente/

 

Saiba mais sobre o tratamento do câncer: http://drnicolas.com.br/novidades-para-o-tratamento-do-cancer/

 

Conheça algumas medidas de prevenção para os cânceres femininos: http://drnicolas.com.br/e-possivel-reverter-os-altos-indices-de-cancer-feminino-no-brasil/

 

Dr. Nicolas Lazaretti

Oncologista -  Instituto do Câncer Hospital São Vicente

 Mama – Ginecológico – Urológico – Sarcomas

CRM 27874

Mande suas dúvidas para o e-mail contato@drnicolas.com.br

Gostou? Compartilhe