III Congresso Internacional do Folclore tem início

Câmara recepciona representantes de seis países

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A recepção aos participantes do III Congresso Internacional do Folclore Dança e Tradição foi realizada na tarde desta terça-feira (28), no Plenário da Casa. Este ano, além dos brasileiros, o evento reúne representantes dos países Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Peru. O Congresso tem como objetivo oferecer à comunidade, a possibilidade de conhecer e aprofundar o folclore e um espaço de integração entre as culturas dos países latinos.


Para o presidente do Legislativo, vereador Fernando Rigon (PSDB), Passo Fundo é conhecido como a Capital Nacional da Literatura, do Festival Internacional do Folclore, e agora se consolida com o Congresso Internacional do Folclore. “O município tem o projeto Tradição e Folclore nas escolas, em convênio com a Universidade de Passo Fundo (UPF), que faz um trabalho muito importante com as crianças, que ensina além das danças a importância de se manter as tradições e a cultura. Nós, como representantes do povo, temos que apoiar estas iniciativas que visam resgatar as nossas origens, e através da dança nos permitem conhecer um pouco mais sobre cada um dos países”, afirmou.


A conferencista internacional argentina, coreógrafa e co-diretora do Ballet El Trébol, Graciela Pons, é uma das integrantes motivadas pelo amor à dança há mais de 40 anos. Em sua quarta vez no Brasil, ela falou da importância do Congresso. “Este evento reúne artistas, músicos, bailarinos, mas também trabalhadores, voluntários, famílias e o governo que tem que apoiar os movimentos culturais. Esta é a maneira de preservar a identidade dos povos e fomentar a tolerância, a compreensão e conhecer uns aos outros e a amizade, é uma palavra que tem que ser ouvida mais frequentemente, como a paz”, salientou.


A abertura oficial do congresso acontece, às 19h30min, no Teatro do SESC, em Passo Fundo. Também serão realizadas apresentações e atividades em escolas municipais, shoppings e CTGs, assim como oficinas de dança gratuitas para a comunidade.
O encerramento do Festival será no dia 1° de junho com um jantar, show e baile no CTG Lalau Miranda, às 20h. Os vereadores Saul Spinelli (PSB) e Márcio Patussi (PDT), além do vice-prefeito do município, João Pedro Nunes, também prestigiaram o evento. 

Gostou? Compartilhe