População forma fila nos CAIS em busca de vacina

As 12 mil doses remanescentes na cidade começaram a ser distribuídas ontem (3) para qualquer pessoa que queira se proteger contra a gripe

Por
· 2 min de leitura
As doses distribuídas nas unidades de saúde podem acabar em poucos diasAs doses distribuídas nas unidades de saúde podem acabar em poucos dias
As doses distribuídas nas unidades de saúde podem acabar em poucos dias
Você prefere ouvir essa matéria?

 

O primeiro dia de vacinação contra a gripe aberta para a população fora do grupo prioritário registrou grande movimento nas unidades de saúde do município. No CAIS da Petrópolis, um dos mais procurados pelos passo-fundenses, a fila para se vacinar dobrava a esquina na tarde de segunda-feira (3). Segundo a enfermeira, Sandra Souza, das 800 doses disponíveis, pelo menos 500 haviam sido aplicadas até às 15h de ontem. “Aqui se concentra mais, porque é de fácil acesso das pessoas”, pontua. No total, 12 mil doses remanescentes foram disponibilizadas para a população no município.

 

Mesmo com fila, e o tempo de espera de mais ou menos 30 minutos, Cilane Maria Melo, não deixou de se proteger contra a gripe. “Para mim faz a diferença, para evitar as doenças. Meu pai, minha mãe, e os mais idosos da família já vieram todos, agora é minha vez”, comenta. A vacina da gripe, que é trivalente, imuniza contra três tipos de vírus diferentes - dois tipos da Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um vírus da Influenza B. Mesmo quem realizou a imunização no ano passado, deve se vacinar novamente este ano. Para tanto, não é aconselhável ir se vacinar gripado. Na família de Cilane, por exemplo, outras duas pessoas ainda vão ter que esperar alguns dias para tomar a vacina. “Tem dois que estão gripados, tem que esperar uns dias, tomara que ainda tenha.”

 

Em alguns CAIS, como no da Petrópolis, as doses distribuídas podem acabar em poucos dias, e não são repostas. Para se vacinar é importante levar o cartão do SUS, um documento com foto e aconselhável o cartão de vacinação, especialmente no caso de crianças. A vacina segue disponível em todas as 25 salas de vacina da rede municipal, das 8h às 17h. Na Central de Vacinas, a vacinação permanece somente aos grupos de risco, como crianças até 6 anos, mulheres grávidas e puérperas. A dica, é se informar previamente no CAIS que deseja se vacinar sobre a disponibilidade da vacina.

 

Grupo prioritário
Na sexta-feira (31), a Campanha contra a vacina se encerrou. Nesse período, foram vacinados apenas os grupos prioritários, como crianças, gestantes, trabalhadores da área da saúde e idosos. Os postos de saúde do município conseguiram imunizar 80,25% do grupo prioritário, com 56.152 vacinas aplicadas. Os idosos foram os que mais procuraram ou receberam a vacinação em casa, com 106% da meta alcançada. Crianças e gestantes continuam entre os grupos com menor índice de vacinação. Na tarde de ontem, Josiane Flores dos Santos levou as duas filhas, de 6 anos e 9 meses, se vacinar. “A menor já veio fazer a primeira dose, agora que eles liberaram eu vim e trouxe a maior também. Tem que fazer para não pegar a gripe”, ressalta.


Onde se vacinar
- Cais Boqueirão (rua Coronel Pitinga, 11)
- Cais Hípica (travessa Osvaldo Motta Fortes, 30)
- Cais Petrópolis (avenida Brasil, 1580)
- Cais São Cristóvão (rua Scarpelini Ghezzi, 55)
- Cais Luiza (rua Gervásio Annes, 303)
- Central De Vacinas (rua Uruguai, 667)
- Ambulatório de Especialidades (rua Comandante Kraemer, 12)
- Ambulatório São José (avenida Luiz De Camões, 217)
- UBS Adirbal Corralo (rua Uruguaiana, S/N)
- ESF Zachia (rua Argemiro Ferreira, 90)
- ESF Valinhos (rua Niterói, 150)
- ESF Adriana Lírio (rua Alferes Rodrigo, 90)
- ESF Nenê Graeff (rua Amilton Portes da Silva, 120)
- ESF Adolfo Groth (rua Coronel Bicaco 991)
- ESF Jerônimo Coelho (rua Alfredo do Amaral, 130)
- UBS Jardim América (rua Ernesto Bertoldo, S/N)
- ESF Caic (rua Dalila, 160)
- ESF Santa Marta / Donária (rua Palmares, 434)
- UBS Ivo Ferreira (rua Brigada Militar, 740)
- ESF Planaltina (rua Delmar Sitone, 385)
- ESF Mattos (rua Felipe Moliterno, S/N)
- ESF São Cristóvão (rua João Pessoa, 364)
- ESF Ricci (rua Camilo Ribeiro, 975)
- UBS Vila Nova / Santa Maria (rua Aspirante Jenner, S/N)
- Ambulatório São Luiz Gonzaga (rua Franscisco Formigheri, 335)

Gostou? Compartilhe