Em apenas dois dias de vacinação contra gripe, aberta para a comunidade fora do grupo prioritário, 10.579 doses já foram aplicadas. Segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, até a tarde de ontem (5), ao menos oito unidades de saúde não tinham mais as doses da vacina - UBS Jardim América, UBS Vila Nova, ESF Ricci, ESF Adriana Lírio, UBS Ivo Ferreira, ESF Adolfo Groth, ESF Planaltina e o Ambulatório São Luiz Gonzaga. Das 76 mil doses distribuídas pelo Ministério da Saúde para o município, aproximadamente 12 mil foram disponibilizadas à população em geral. O Estado não deve enviar uma nova remessa.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, alerta ainda para que quem não tenha se vacinado, procure uma unidade de saúde o mais breve possível. “As doses estão acabando e não temos previsão de novas. Principalmente quem é dos grupos prioritários e ainda não fez, precisa imediatamente realizar”, ressalta. Para se vacinar é importante levar o cartão do SUS, um documento com foto e aconselhável o cartão de vacinação, especialmente no caso de crianças. A vacina segue disponível em outras 17 salas da rede municipal. Nos CAIS, o horário de funcionamento é das 8h às 18h. Nas outras unidades é das 8h às 11h e à tarde das 13h às 16h30min. A dica, é se informar previamente na unidade que deseja se vacinar sobre a disponibilidade da vacina.
7 mortes por Influenza
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul (SES) confirmou ontem (5), mais duas mortes por gripe A- H1N1, conforme aponta o laudo. Uma das vítimas é uma mulher, de 54 anos, moradora de Alegrete. Ela tinha pneumopata crônica e não havia sido vacinada durante a campanha. A mulher estava internada desde o dia 23 de maio e morreu no dia 27. A outra vítima é um homem, também de 54 anos, morador de Novo Hamburgo, que veio a óbito no último dia 30. Segundo a SES, ele estava internado desde o dia 25. A vítima era cardiopata e diabético. Ainda não se sabe se ele era vacinado. No total, sete mortes por influenza já foram confirmadas no Estado, somente neste ano. Dentre as vítimas, uma criança de 11 meses e dois idosos.