50ª edição do Bairro a Bairro teve entrega de nova unidade de saúde no Jaboticabal

Investimento foi de R$ 650 mil, entre recursos próprios e federais

Por
· 3 min de leitura
Foto: Alex Borgmann Crédito: Foto: Alex Borgmann Crédito:
Foto: Alex Borgmann Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?

O sábado, dia 8 de junho, foi comemorativo para o programa Prefeitura Bairro a Bairro. A edição de número 50 aconteceu no bairro Jaboticabal e reuniu os moradores da região da Integração para participar das atividades e receber oficialmente a nova unidade básica de saúde – UBS Jaboticabal.


O espaço foi entregue com uma proposta diferente: enquanto acontecia a prestação de serviços do Bairro a Bairro, as pessoas também puderam conferir ações promovidas pela equipe da UBS e pela Secretaria de Saúde como Tenda do Autocuidado, consultas médicas, verificação de sinais e orientações de prevenção sobre doenças, programa Farmácia Mais Perto, roda de conversa do programa Meu Bebê, Meu Tesouro e exposição de materiais produzidos pelas oficinas terapêuticas dos CAPSs, entre outras.


O prefeito Luciano Azevedo agradeceu a hospitalidade dos moradores e destacou as 50 edições do programa. “Agradeço muito a todos que fazem o Bairro a Bairro acontecer, a todos os servidores que estão aqui e nos ajudam a construir o programa, além da população que nos apoia. Temos a convicção de que este é um modelo bom que consegue chegar em muitos lugares da cidade, atendendo os bairros”, observa Luciano.


Para a moradora Sandra Mara Collares Corrêa, o antigo ambulatório já não dava conta do atendimento. “Nosso ambulatório precisava de melhorias, agora, estamos num céu aberto com a nova unidade”, destaca. Moradora há 12 anos do bairro, Antônio Souza concorda: “a nova estrutura traz bastante melhorias e estamos felizes”.


O investimento de R$ 650 mil, entre recursos próprios e federais, deu forma a um ambiente moderno e amplo com três consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de vacinas, sala de procedimentos e coleta de exames, sala de espera, sanitários, sala administrativa e sala de reuniões, entre outros. A secretária de Saúde, Carla Crivellaro Gonçalves, ressaltou sobre o movimento coletivo da comunidade para buscar uma nova unidade de saúde e o esforço do município em fazer a obra e dar mais qualidade de vida para todos.


De acordo com a presidente do bairro, Raquel Souza, a união é que faz a diferença. “Isso só pode dar certo quando há uma equipe que trabalha junto, por isso, agradeço muito a minha equipe. Aqui existe uma família que cuida de outras famílias. Só temos também a agradecer ao prefeito e seus secretários, que há 10 meses estão aqui no bairro fazendo melhorias”, afirma. Além do programa e da nova UBS, a comunidade recebeu o programa Minha Escola de Cara Nova na escola Fredolino Chimango, o programa Uma Criança, Uma Árvore e melhorias nas ruas com obras e serviços gerais.


O vereador Saul Spinelli acompanhou o programa e falou sobre como a atitude da comunidade em mudar as coisas e buscar o Poder Público para isso dá certo. "Muitas pessoas falam que falta muito a ser feito, mas não olham para tudo o que já se tem e é feito diariamente pelo prefeito Luciano. Antes de criticar, visite os bairros para ver as coisas boas que acontecem", disse.


O programa


Com serviços prévios de melhorias e obras conforme a necessidade do bairro, a comunidade tem à disposição a presença das secretarias com suas equipes e secretários, além do Gabinete do Prefeito. Entre os serviços oferecidos estão no dia do programa estão: a Secretaria de Saúde que orienta a população sobre prevenção de doenças e oferece testes de HIV, sífilis, diabetes, verificação da pressão arterial e escovação para crianças; além do veículo do programa Farmácia Mais Perto com a distribuição de medicamentos; e a Secretaria de Cidadania e Assistência Social com orientações de acesso aos serviços de assistência social, atualização do Cadastro Único e programas sociais; corte de cabelo, manicure e massoterapia.


Ainda, a Secretaria de Meio Ambiente com a distribuição de mudas e a unidade móvel do É o Bicho; a Secretaria do Interior com a distribuição de sementes; e a Secretaria de Segurança Pública com a Escolinha de Trânsito.

Gostou? Compartilhe