OPINIÃO

Tome cuidado com propostas tentadoras!

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Para ter dinheiro não basta poupar todo mês. É preciso também movimentar as economias a seu favor para que elas se multipliquem e, a longo prazo, possam trazer maiores rendimentos. No entanto, na ânsia de antecipar esse retorno financeiro ou por simples incompreensão do mercado, muitos acabam caindo em promessas de dinheiro fácil e rápido. Dos golpes mais antigos, como as famosas “pirâmides”, até os mais modernos e tecnológicos, todos, lá no fundo, possuem as mesmas inconsistências.

 

Um exemplo recente foi alvo de investigações da Polícia Federal aqui na região. Sem autorização do Banco Central, um grupo captava altas quantias de terceiros com a promessa de intermediar investimentos em criptomoedas. Mas enquanto vendiam um retorno tentador de no mínimo 15% já no primeiro mês, o dinheiro era destinado a aplicações convencionais, como renda fixa, por exemplo, com rendimentos inferiores a 1%.

 

Promessas tão acima da média, como essa, podem servir de primeiro alerta para um possível golpe. Mesmo no caso das moedas virtuais que, de fato, possuem um ótimo histórico de valorização, uma oferta de investimento que promete “retorno garantido”, sem que para isso exija um certo tempo de espera e muita dedicação, precisa ser melhor avaliada. Como qualquer outra moeda, os bitcoins também sofrem influências diretas das oscilações econômicas, algo que naturalmente atribui à modalidade um risco mais elevado, tornando imprescindível um bom conhecimento de mercado.

 

Mas além de estar sempre atento a promessas tentadoras, é um consenso entre especialistas a importância de diversificar seus investimentos. O fato de não concentrar o dinheiro em um único ativo traz mais segurança e melhor desempenho. Isso porque, investindo em mais de uma modalidade, você também diversifica riscos, prazos e percentuais de rendimento. Dependendo do seu montante disponível, uma das opções possíveis é o investimento imobiliário, que possui grande adesão principalmente por investidores de perfil mais conservador, que preferem não correr grandes riscos e mesmo assim obter bons rendimentos. Além de aproveitarem a demanda por imóveis que é muito grande no país, muitos investidores optam pelo segmento devido a maior segurança financeira que ele oferece, principalmente por não ser diretamente afetado pelas oscilações de indicadores econômicos.

 

Dentro do próprio investimento imobiliário, as possibilidades são muitas. Entre as mais comuns, está a aquisição de um imóvel a fim de obter um rendimento mensal através de sua locação. Para isso, é importantíssimo considerar o tipo de imóvel mais buscado em sua região. No caso de Passo Fundo, que constantemente atrai estudantes e trabalhadores em busca de novas oportunidades, apartamentos de 1 e 2 dormitórios, próximos à universidade, faculdades, hospitais e shoppings são ótimas opções de investimento por possuírem boa liquidez no segmento de locação. Já para o investidor que pode esperar um pouco mais, outra boa alternativa é a possibilidade de realizar a compra de um imóvel enquanto os valores de mercado ainda estão relativamente baixos com a intenção de vendê-lo posteriormente, em um período de maior valorização.

 

Mas veja que, independente da sua preferência, o mais importante é conhecer o mercado financeiro e imobiliário para poder tomar as decisões mais efetivas. Lembre-se que, mais do que dinheiro, investir demanda tempo e muita dedicação. Por isso, não abra mão da ajuda de profissionais idôneos, autorizados e com bom histórico de atuação.

 

Ricardo Bortolini

Diretor executivo da Bortolini Imóveis, em Passo Fundo

Gostou? Compartilhe