Hemopasso recebe três servidores do estado

Hemocentro está passando por uma transição de funcionários, o que torna o atendimento um pouco mais demorado que o normal

Por
· 3 min de leitura
Hemopasso vai disponibilizar unidade móvel para captação de sangue no Hospital de Clínicas, nesta sexta-feira, 14Hemopasso vai disponibilizar unidade móvel para captação de sangue no Hospital de Clínicas, nesta sexta-feira, 14
Hemopasso vai disponibilizar unidade móvel para captação de sangue no Hospital de Clínicas, nesta sexta-feira, 14
Você prefere ouvir essa matéria?

A direção do Hemopasso pediu a compreensão da população em relação à demora no atendimento dos últimos dias. De acordo com a diretora do hemocentro, Claudete Mistura Doro, uma transição interna entre funcionários da Prefeitura de Passo Fundo e do Estado está sendo realizada e as novas servidoras estão passando por treinamento. A Secretaria Estadual de Saúde encaminhou três servidores, duas enfermeiras e uma farmacêutica, para trabalharem no Hemocentro de Passo Fundo. Elas foram cedidas da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e começaram a trabalhar no banco de sangue na segunda-feira (10).

 

Inicialmente, elas iriam reforçar a equipe, já que o volume de trabalho tende a aumentar no próximo mês, quando o Hemopasso absorverá o serviço de analise sorológica do banco de sangue de Ijuí. A demanda deverá representar cerca de 700 bolsas de sangue/mês a mais. Porém, na última semana, a Secretaria de Saúde informou ao Hemopasso que estava com demanda urgente e precisaria que três funcionárias cedidas fossem realocadas dentro da pasta municipal. Deste modo, apenas será feita a substituição.


O reforço no efetivo havia sido prometido pelo estado em reunião feita com o Município, no fim de maio. À ocasião, a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, também se comprometeu em manter a regularidade nos repasses ao Município.
Há alguns meses, após atrasos nos repasses, a Prefeitura havia ameaçado retirar seus servidores do Hemopasso caso a situação não se resolvesse.


O quadro de funcionários do Hemopasso é formado por 27 servidores. Com exceção das três do Estado, todos os demais são cedidos pela prefeitura municipal. O órgão atende a 44 hospitais e envolve 148 municípios. Além da coleta e distribuição de sangue, realiza análise laboratorial para outros hemocentros.

 

Programação especial no Dia Mundial do Doador de Sangue

Na passagem do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta sexta-feira (14), em alusão ao Junho Vermelho, o Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso), em parceria com o Hospital de Clínicas (HC) irá ofertar uma unidade móvel para coleta de sangue. O serviço será disponibilizado das 9h às 12h e das 13h30 às 17h junto ao HC.


- Com a chegada das temperaturas mais frias, nessa época do ano, sempre registramos diminuição em nosso banco de sangue. Seja por problemas respiratórios, gripes e resfriados, ou até mesmo pela incidência de chuvas, ocorre uma queda de 30 a 40% nas doações. Por conta disso, se faz necessária a realização de campanhas e ações como a que vai acontecer nesta sexta-feira - explica Alexandra Mazzoca, coordenadora de captação de sangue do Hemopasso.


Nesse contexto, Alexandra destaca que o sangue do tipo "O negativo" apresenta o menor índice de doadores nesse período. "Todos as doações são bem-vindas, mas àqueles que pertencem a esse grupo sanguíneo, fazemos um pedido especial para que nos procurem a realizem o ato", diz.


O Hemopasso é responsável por atender as demandas de 147 municípios da região, um total de 43 hospitais. Além da campanha realizada no HC, interessados em doar podem procurar o hemocentro de segunda a sexta-feira das 8h às 14h30, mediante agendamento prévio pelo número (54) 3311-1427.


- Costumamos receber caravanas de doadores com até 40 pessoas, então, é importante a realização do agendamento para que as pessoas não tenham que permanecer esperando por muito tempo na fila de doadores - cita Alexandra.


Doação
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, ter idade entre 16 e 60 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal. Além disso, o doador deverá ter dormido ao menos seis horas antes da doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. A doação de sangue pode demorar de 40 minutos a 1 hora e 30 minutos.


- A úncia exceção é para aquelas pessoas que tenham feito tatuagem, maquiagem definitiva ou colocado piercing nos últimos 12 meses. Aos demais, e necessária a apresentação de documento oficial de identificação com foto - finaliza a coordenadora.

Gostou? Compartilhe