OPINIÃO

Rumo ao 2020

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Além do PSL, que recentemente formou e empossou sua comissão provisória, o Novo deverá estrear na eleição de 2020 no município de Getúlio Vargas. O partido do deputado federal Marcel van Hattem, eleito em outubro passado com 349.855 votos está em fase de criação. Em Erechim já conta com 200 filiados. A mudança no código eleitoral deverá refletir diretamente no pleito do próximo ano, já que está vetada coligações para a proporcional. O PRB, que em breve passará a se chamar Republicanos vem trabalhando para eleger um ou dois vereadores para a casa legislativa instalada na esquina da Rua Irmão Gabriel Leão e Av. Borges de Medeiros.


I I
Os partidos que elegeram em 2016 o prefeito Maurício Soligo (PP) e o vice-prefeito Elgido Pasa (PP) ocupam o passo municipal desde 2009. Dos seis partidos que formaram a coligação vitoriosa “União por Getúlio Vargas”, que obteve 51,10% dos votos, somente o PP e o PTB elegeram vereadores. E também são os únicos a integrar o primeiro escalão. Nesta legislatura o PP conta com cinco cadeiras e o PTB uma. Desde que o vereador Vilmar Soccol (PTB) se licenciou para assumir o cargo de assessor da bancada do seu partido na Assembleia, os progressista passaram a ocupar a sexta vaga. As outras três cadeiras, da bancada de oposição, é formada por vereadores do MDB.


I I I
Desde a coligação feita com o PT, PTB, PSB e PDT na campanha para prefeito de Getúlio Vargas no ano de 1997, vencida por Darcy José Peruzzolo (PP) e Paulo Edgar da Silva (PP), o MDB não logrou êxito. Na última, Flávio Dalla Costa, candidato a prefeito pela coligação “Renovar para Crescer”, ao lado do PSB e PDT recebeu 31,28% dos votos. O terceiro candidato a majoritária foi Dino Giaretta (PT) obteve 17,61% dos votos válidos. O PT, que na legislatura anterior contava com um representante na Câmara de Vereadores não elegeu nenhum candidato para a atual. Presente em todos os pleitos municipais desde sua fundação em 1985 é crível que o PT terá candidato a prefeito e a vereança em 2020.


Curtas:

# Não é de hoje que as autoridades policiais sabem que as estradas do Alto Uruguai são rota do tráfico de drogas.
# Uma das maiores apreensões de drogas já registradas na região ocorreu na tarde do último dia 17 na BR-480, próximo da divisa de Erechim com Barão de Cotegipe.
# Três pessoas foram presas e 299,5 quilos de maconha foram apreendidos na operação que contou com o suporte do helicóptero da Polícia Rodoviária Federal.
# Enquanto os servidores do Estado recebem parcelado o décimo terceiro referente a 2018, ou optaram por empréstimo, funcionários de inúmeros municípios do RS já receberam parcela do ano em curso.
# No último dia doze, os funcionários, aposentados e pensionistas de Getúlio Vargas tiveram a primeira parcela do atual exercício depositados.
# Em nota distribuída a imprensa a administração informou que a segunda parcela do beneficio será pago até o dia 20 de dezembro.
# A assessoria de comunicação do governo municipal citou “estratégias administrativas” adotadas desde o início do atual exercício para cumprir a meta.
# O deputado estadual Gilberto Capoani (MDB) foi o único integrante do Palácio Farroupilha a prestigiar a inauguração da Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas e do Sistema de videomonitoramento.
# Outros parlamentares da região estiveram representados por assessores nas duas solenidades que contaram com a presença da delegada Nadine Farias Anflor, Chefe de Polícia do RS.


Dito & Feito:
A direção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do RS entregou na segunda-feira passada a pauta de reivindicação de 2019 ao secretário da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, Covatti Filho (PP). 

Gostou? Compartilhe