Frente fria avança e traz chuva para o município

O sol volta já na quinta-feira (27)

Por
· 2 min de leitura
A chuva deve passar rapidamente pelo municípioA chuva deve passar rapidamente pelo município
A chuva deve passar rapidamente pelo município
Você prefere ouvir essa matéria?

Após um período de tempo firme, o frio retorna nesta quarta-feira (26) em todo Rio Grande do Sul. A frente fria deve atingir a região especialmente durante esta manhã, trazendo também pancadas de chuva e trovoadas, com possibilidade de chuva forte em áreas isoladas. As precipitações devem ser acompanhadas de ventos fraco a moderado com rajadas, mas que podem chegar a 70 km/h. A quarta-feira deve ser um dia clássico de inverno, com muito frio de manhã e à noite, e temperatura baixa mesmo à tarde. Os termômetros ao longo do dia, devem ficar entre 5ºC e 12ºC, passando de nublado a parcialmente nublado.

 

O frio, típico do inverno gaúcho, não deve durar muito tempo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet), na quinta-feira (27), o sol volta a aparecer no município e as temperaturas voltam a subir, com mínima de 7ºC e máxima de 21ºC. Para os últimos dias do mês de junho, não há previsão de chuva para o município. Na sexta-feira (28), o dia deve ser fechado, com muitas nuvens e temperaturas entre 13ºC e 20ºC. No sábado (29), o sol aparece, porém entre nuvens, com temperaturas um pouco mais elevadas, registrando entre 16ºC e 29ºC.

 

A nova estação, que iniciou na última sexta-feira (21), deve ter picos de baixas temperaturas intercalados por dias mais quentes e de muita umidade. Conforme a Somar Meteorologia, a próxima onda de frio deve chegar na virada do mês de julho para agosto. O inverno termina entre os dias 22 e 23 de setembro.

 

Temperaturas negativas no Estado
Durante esta quarta-feira (26), o tempo já estará seco, mas o frio seguirá forte ao longo da semana, com mínimas abaixo de 4°C em várias regiões. O Estado poderá registrar temperaturas negativas na serra, norte e parte da campanha. Entre quarta e quinta-feira (27) mesmo com o sol aparecendo, a temperatura não subirá muito. A temperatura só deve subir com a aproximação de outra área de chuva durante o próximo fim de semana. O vento frio atingirá várias áreas, sobretudo mais ao sul, deixando a sensação de tempo gelado. A chuva deve passar rapidamente.

 

Condições hidrológicas
Nos últimos dias não foram registrados volumes significativos de chuva nas bacias hidrográficas gaúchas. Os principais rios do Estado seguem estáveis ou em declínio em todos os pontos monitorados. Portanto, a condição hidrológica de observação é indicada para todas as bacias gaúchas exceto para a bacia do Gravataí que segue em atenção.

 

A previsão é de que todas as regiões hidrográficas registrem elevação, mas sem volumes significativos e deve ser mal distribuído no espaço e no tempo, tendo uma passagem rápida pelo Estado. A resposta hidrológica, portanto, não deve ser significava. Os meteorologistas indicam, no momento, condição hidrológica de atenção diante de possíveis respostas de sub-bacias em razão de volumes localizados.

Gostou? Compartilhe