OPINIÃO

Fatos 06 e 07.07.2019

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Pico no meio da tarde

Passo Fundo cresceu, temos mais de 130 mil veículos cadastrados aqui. É muito para uma cidade com pouco mais de 200 mil habitantes. Ainda recebemos milhares de outros veículos todos os dias da região, então e compreensível que o trânsito fique lento em determinadas horas do dia. Já nem sei mais quantas vezes escrevi sobre trânsito na coluna e tenho conversado a respeito com o secretário João Darci Gonçalves da Rosa. É compreensível também que não seja fácil produzir uma onda verde, aquela em que os semáforos vão abrindo na direção do fluxo e não no contrafluxo. Existem várias explicações técnicas, porque evolve sistema, equipamento, ruas transversais, paralelas, e tudo o mais. Agora, sexta-feira, 15h, o trânsito estava um capeta em todas as zonas da cidade. Na Brasil, entre a Ângelo Preto e Bento Gonçalves, 15 minutos para fazer o trecho. Não tinha acidente e nem obra. Trancamento de semáforo. Na Bento Gonçalves, outra aventura. Na Presidente Vargas, sentido bairro centro, uma loucura. Ao redor do Hospital São Vicente, nem se fala.  

Envolvimento

Tem que melhor, sim tem que melhorar e ainda defendo uma mudança nos semáforos. Agora, tem muito do motorista. Passear na esquerda, abaixo da velocidade prevista em vias como a Brasil e Presidente Vargas, estacionar em mão dupla e não dar sinal para dobrar são práticas comuns entre os motoristas locais. Além disso, tem pedestre passando fora da faixa ou cruzando a faixa com sinal aberto para carros. Ou ainda cruzando as vias sem olhar para onde deve. Mobilidade diz respeito a todos: quem tem carro, quem não tem, que anda de bicicleta, de ônibus ou a pé.

Retorno do ICMS

Não está consolidado é só uma prévia e muitas coisas podem mudar até o fim do ano. Mas, Passo Fundo e Carazinho estão com índices negativos na previsão de retorno do IMCS para 2020. Isso significa que, até o momento, aponta para uma receita menor com o imposto na ordem de 2,66% e 3,80% respectivamente. No entanto, Soledade e Palmeira das Missões já comemoram a previsão. Soledade, 8,14% e Palmeira, 3,09%. Como fez no ano passado, quando a prévia também não era favorável, o secretário de Finanças de Passo Fundo Dorlei Maffi, tratou de verificar todos os lançamentos, e descobriu que a Fazenda estadual não estava considerando alguns dados. Agora vai se debruçar nos relatórios.

Aos juízes

Papa Francisco manda sua mensagem: "Rezemos para que todos aqueles que administram a Justiça atuem com integridade, para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra".

Compartilhamento do bem

Assim como são perversas na distribuição incontroláveis de mentiras, as redes sociais também servem ao bom propósito quando usadas de fora responsável. Foi uma bela sacada a campanha da prefeitura no compartilhamento de alerta para avisar as autoridades responsáveis no caso de alguém esta passando frio pelas ruas da cidade. Além de compartilhar e já fazer minha parte nas doações, deixo registrado o telefone para contado com a Semcas: 9 9193 9597.

Parabenizado

O presidente Jair Bolsonaro parabenizou o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, pelo trabalho realizado para aprovar na Comissão Especial da Câmara o texto-base que muda as regras de aposentadoria no Brasil. Em tom de brincadeira, disse que queria criticar o ministro, mas não consegue. A consenso entre apoiadores do governo, porém, que a maior articulação veio de Rodrigo Maia, apesar de todos os perrengues.

Fritura adiada

Onyx Lorenzoni vem sendo alvo de "fritura" no governo desde que perdeu o comando da articulação política e a supervisão da Subchefia para Assuntos Jurídicos. No último domingo, dia 30 de junho, o jornal O Estado de S. Paulo mostrou que Lorenzoni enfrenta uma queda acentuada e contínua no número de reuniões com parlamentares, ministros e até mesmo com o próprio presidente. Em abril, por exemplo, o ministro chegou a participar de ao menos 19 reuniões com Bolsonaro. Em junho, o número despencou para apenas três. 

Gostou? Compartilhe