OPINIÃO

Fatos 23.07.2019

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Movimentos em direção a 2020

Dois movimentos partidários em direção às eleições do próximo ano foram feitos neste fim de semana por dois partidos aliados do prefeito Luciano Azevedo. O MDB realizou um encontro preparatório às convenções municipais que serão unificadas em todo o estado no dia 24 de agosto. E neste encontro, que contou com a presença do presidente estadual da sigla, deputado Alceu Moreira, o partido deixou claro que pretende ter candidato próprio a prefeito e que o nome natural para uma eventual disputa é o do atual vice-prefeito, João Pedro Nunes. É claro que este é um processo que vai passar pelo diálogo com o prefeito Luciano Azevedo, já que o MDB integra a aliança da atual administração. O outro movimento veio do PTB com a filiação do ex-vereador e também ex-secretário municipal Giovani Corralo. O partido também é aliado do atual governo, mas não descarta possibilidade de candidatura própria ou compor uma chapa majoritária com o nome do vice para o próximo ano. Corralinho é um dos nomes que entram para a lista de prováveis. O prefeito Luciano Azevedo, por sua vez, tem repetido que ainda é cedo para pré-lançamentos de nomes e que, de sua parte, o foco é no trabalho dos projetos de governo. No fim de semana ele fez a postagem que aparece na imagem.

Maturidade

A filiação de Giovani Corralo ao PTB, no sábado, foi marcada pela discrição. O ato contou apenas com lideranças locais, sem comunicação prévia. A sigla foi definida por Corralinho porque está mais próxima da origem ideológica que marcou a sua caminhada na política. “Eu sempre busquei o equilíbrio e acho que os extremos não levam a lugar algum. O trabalhismo se apresenta como uma alternativa de conciliação”, justificou. Corralinho estava sem partido há algum tempo. Ex-vereador por dois mandatos, ex-secretário do Planejamento, já disputou uma eleição para prefeito e para deputado estadual. Ingressa no PTB para contribuir e garante que está aberto a todas as possibilidades, inclusive a de não concorrer em 2020. “O cenário está em construção e ele passa, indiscutivelmente, pelo prefeito Luciano”, afirmou.

Nomes

Até o momento existem as seguintes possibilidades de candidaturas:

PDT - Márcio Patussi

MDB - João Pedro

DEM - Patric Cavalcanti

Democracia Cristã (DC) - Cláudio Doro

PSDB - Lucas Cidade

PSB - Carlos Eduardo Lopes da Silva

PC do B - Arthur da Rosa Filho/Ana Paula Wickert

PP - Rodinei Candeia / Sidnei Ávila.

PTB - Giovani Corrralo/ Márcio Tassi

PT - Jaime Giolo

Progressista

O advogado Alcindo Roque, que já deixou o PSDB, está próximo do PP, mas sem pretensões políticas. “Já me decidi. Não tenho pretensões... .até mesmo porque acho que há muita pressa que não combina com velocidade e qualidade. Acho que a sucessão passa pela definição do prefeito”,disse em resposta a colunista. Ele participou recentemente de um encontro com progressistas e confirmou que recebeu convite para se filiar. Mas, no momento não tomará esta decisão.

Feiras

Bourbon Shopping vai ampliar o Hipermercado e, para tanto, utilizará o espaço que é cedido para eventos. Por conta disso, pelo menos, quatro eventos já marcados para o segundo semestre do ano, terão de buscar outros espaços. A decisão pegou organizadores da Feira do Livro, Expoacisa e Construmóveis de surpresa. No caso da Feira do Livro, que acontece em novembro, ainda há tempo de buscar outro espaço, embora bem difícil achar um do mesmo padrão.

Prisma

Na lista de sugestões para a Feira do Livro, fica aqui a dica para o prédio que abrigará o Espaço Prisma Estação Cultural, no Parque da Gare. O prédio está pronto e poderia abrigar a feira do livro em local fechado. É de fácil acesso e bem central, além de ter toda a beleza natural do Parque.

Vôos

A operação dos vôos Passo Fundo- Porto Alegre pela parceria Gol-TwoFlex iniciarão somente em setembro. Estavam previstos para agosto, mas foram transferidos. As vendas de passagens estão mantidas para iniciar logo.

Gostou? Compartilhe