OPINIÃO

Feito relevante

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
Feito relevante
 
Em meio a uma crise sem precedentes nas finanças do governo do Estado do RS a assessoria de imprensa do Palácio Piratini distribuiu na noite de quarta-feira (24) uma boa notícia: a partir do dia 10 de agosto os 497 municípios gaúchos vão contar com um efetivo mínimo padrão. E ainda: em todas as estradas estaduais cobertas pelo Comando Rodoviário o policiamento vai ocorrer nas 24 horas do dia.
I I
No início da madrugada de quinta-feira (25), quando os jornais ainda estavam sendo impressos, as opiniões sobre a formatura de 514 alunos soldados programada para a manhã de sexta-feira(26)  no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, se dividiam nas redes sociais. Dentre os argumentos contrários as nomeações, o atraso no pagamento da folha do funcionalismo. Por outro lado, os que aprovam o incremento no efetivo da Brigada Militar.
I I I
O governo de Eduardo Leite (PSDB) inova ao implantar o projeto RS Seguro, contemplando simultaneamente todos os municípios. Até um passado recente, a designação do efetivo da Brigada Militar e da Polícia Civil atendia reclames específicos de lideranças políticas locais. Outra grata surpresa é o fato de que a Secretaria de Segurança Pública, capitaneada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB), cumpra a promessa de campanha nos meses iniciais de governo no que se refere a segurança pública. 
I V
No município de Getúlio Vargas o efetivo atual é de onze policiais militares além do comandante e do subcomandante. Nos demais municípios da microrregião apenas Estação conta com o efetivo padrão de cinco policiais. Nos de Floriano Peixoto e Ipiranga do Sul o efetivo passará dos atuais três policiais militares para cinco. Já para Charrua, Erebango e Sertão, que contam hoje com quatro policiais em cada um deles, será incorporado um quinto.
 
Curtas:
# O lançamento da Expo Getúlio Vargas 2019 – Feira Setorial que vai abrigar a 3ª Mostra da Construção e a 1ª Moda Show está programado para o dia 22 de agosto.
# A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Accias e a CDL são parceiras na realização do evento que será realizado de 14 a 17 de novembro no Centro Comunitário Centenário e ruas próximas. 
# Os prefeitos dos sete municípios da região consolidam um projeto de cooperação iniciado ainda no primeiro ano dos seus governos.
# As Câmaras de Vereadores de Getúlio Vargas, Charrua, Erebango, Estação, Floriano Peixoto, Ipiranga do Sul e Sertão aprovara os respectivos Termos de Cooperação.
# Em tempos de cobertor curto a iniciativa adquire ainda mais importância, permitindo deste modo a racionalização e eficiência na execução de obras.
# Na quarta-feira (24), Daniel Fernandez (PP), titular da pasta do Meio Ambiente de Getúlio Vargas, entregou ao deputado Covatti Filho (PP), Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ofício dos sete prefeitos solicitando a cedência de máquinas.
# Respaldados pelo Termo de Cooperação, os governos dos municípios citados vão poder operar com o maquinário emprestados do Estado, e os próprios, na microrregião, dando mais celeridade as demandas. 
Dito & Feito
A Cooperativa Regional de Eletrificação do Alto Uruguai – Creral - completou 50 anos. Para comemorar a efeméride, a cooperativa presidida por João Alderi do Prado recebeu 1.100 convidados para o amplo festivo realizado no CTG Sentinela da Querência na última terça-feira (23), em Erechim. Parceiros da Creral, Prefeituras, Câmaras de Vereadores e a Federação das Cooperativas de Infraestrutura do Estado prestaram homenagem à cinquentenária organização. 
 
Gostou? Compartilhe