OPINIÃO

Fatos 01.08.2019

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Polêmica interna

Um projeto da Mesa Diretora da Câmara fazendo adequações ao quadro de servidores provocou protesto dos vereadores ontem. Não pelas adequações que, segundo constam, precisam ser feitas por orientação do Tribunal de Contas, mas pela forma como o projeto foi encaminhado. Assinado pelo presidente Fernando Rigon, PSDB, foi protocolado em regime de urgência e não passou  pela discussão prévia com os demais vereadores. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Patric Cavalcanti, DEM, disse que se as mudanças precisam ser feitas por orientação legal, não há nenhum impedimento, mas, é preciso mais informações, como quais são os apontamentos e qual o impacto orçamentário que elas trarão ao Legislativo. Respondidas estas questões, o projeto segue adiante. Caso contrário, a pauta da Câmara poderia ser trancada. Uma reunião de emergência foi realizada no fim da tarde. O resultado foi a retirada da urgência para que os vereadores possam tratar da matéria da forma mais serena possível.  Coerência.

Sabores RS

Aproximar os principais protagonistas da cadeia produtiva de alimentos e bebidas do Rio Grande do Sul com as oportunidades de mercado é o foco central do 6º Encontro de Negócios na Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas: Edição Sabores do RS, que acontecerá dia 07 de agosto, das 10h às 18h30, no Mercado Público de Porto Alegre. E tem passo-fundense participando como palestrante. Trata-se do chef André Pinheiro Machado, sócio-proprietário da Ristrretto Grãos e Gastronomia. Ele vai contar um pouco da experiência do mercado europeu e como está aplicando este conhecimento no negócio em Passo Fundo.

Feira confirmada

A Feira do Livro de Passo Fundo está confirmada para a data programada de 4 a 10 de novembro, O local será conhecido em comunicado que será feito através de coletiva de imprensa.

Encerrando o ciclo

E quem encerra o ciclo de eventos no Bourbon Shopping é o Feirão de Imóveis, promovida pelas Imobiliárias Associadas. Começa dia na sexta e encerra no domingo. A partir de segunda, dia 5, o Bourbon fecha o espaço para reformas. O local será utilizado para ampliar o mix de produtos oferecidos pelo Shopping. 

Lombada provisória

A lombada física instalada pelo Dnit no trecho urbano da BR 285, próximo ao trevo de acesso ao distrito industrial Invernadinha, é provisória. A parada obrigatória no trecho tem ocasionado lentidão e congestionamento durante todo o tempo, mas especialmente nas horas de maior movimento. Vários motoristas que utilizam a rodovia como acesso rápido reclamam da demora em cruzar a via. A lombada será removida quando o Dnit concluir a obra que reestrutura aquele acesso. Uma obra importante que, apesar do atrapalho momentâneo, vai garantir mais segurança.

Movimentos

O deputado Matesu Wesp se movimenta para ter um aliado seu na coordenação do Sine em Passo Fundo. Indicado seria Cassiano Paim Bandeira. No entanto, disputa com outro deputado Gilberto Capoani, MDB, que quer manter Sérgio Ferrari na coordenação. Outra indicação já conhecida de Wesp é para a coordenadoria de Saúde. Luís Miguel Scheis, Luisinho como é conhecido, já ocupou o cargo como indicado pelo PDT. Ao final das eleições de 2018, ele deixou o partido e se filiou ao PSDB.

Não é estelionato

Ninguém pode dizer que foi enganado pelo presidente Jair Bolsonaro e muito menos falar de estelionato eleitoral. O presidente se comporta exatamente como sempre foi e demonstrou ser, sem tirar e nem por. O que ele não mede são as conseqüências ao país desse seu jeito de ser ‘sem estratégia’. 

Gostou? Compartilhe