OPINIÃO

Fatos 13.08.2019

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Conquista

O vôo da Gol Passo Fundo-Guarulhos chegou e saiu lotado ontem do aeroporto Lauro Kortz. Com passagens promocionais, quem se desloca para o centro do país ou vem para a região aproveita a oportunidade. A operação da Gol é resultado de um trabalho iniciado há quatro anos pelo prefeito Luciano Azevedo e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva. Juntos, eles estiveram na sede da empresa em São Paulo pedindo que fosse feito um estudo sobre a viabilidade do vôo. É bom relembrar que, quando o prefeito assumiu o mandato, nem a Azul nem a Gol estavam operando no Lauro Kortz. Hoje, os vôos diários para o centro do país são uma conquista de Passo Fundo que deve ser saudada, mesmo que ainda falte a tão falada obra do aeroporto, que deve iniciar em setembro, segundo previsão do governo. O governador Eduardo Leite quer estar presente para assinar a ordem de serviço, mas já avisou que também quer ver as máquinas prontas para o trabalho. Aliás, ontem, por conta do grande movimento de passageiros nas chegadas e partidas, não teve quem não reclamou do terminal apertado e sem as mínimas condições de atender a demanda. Situação que parece estar com dias contados.

Nome forte

Além de amigo, o secretário de Desenvolvimento Carlos Eduardo é uma das pouquíssimas pessoas que tem a confiança total do prefeito Luciano. Respeitado por empresários e entidades, Carlos Eduardo foi importante para a vinda da Havan, inauguração do Passo Fundo Shopping, ampliação da ligação aérea para o centro do país e série de investimentos realizados na cidade nos últimos anos. Ele, nega, mas é um dos nomes considerados pelo prefeito para a eleição de 2020.  Aliás, o mais forte deles.

((foto coluna zul)))

Encontro

O Partido Novo promoverá um encontro em Passo Fundo, que contará com a presença do deputado federal Marcel Van Hattem e do deputado estadual, Giuseppe Riesgo, ambos eleitos pela sigla. Na ocasião, eles falarão sobre os planos para as eleições municipais em 2020, sobre a trajetória do Partido e também sobre seus mandatos e resultados que vem sendo obtidos.  O jantar, aberto ao público, será dia 18 de agosto, às 19h, no Clube Juvenil, por adesão.

Palavras ao vento

O presidente Jair Bolsonaro esteve no Estado ontem para inauguração de trecho da BR 116 e anunciou para a próxima semana o fim do uso de radares móveis nas rodovias federais do Estado. Uma declaração sem o mínimo cabimento que deixou constrangidos os policiais rodoviários federais e sem explicação plausível por parte das chefias aqui no Estado e em Brasília. Por enquanto, não muda nada, mesmo que o presidente queira.  

Resultado

Vereador Patric Cavalcanti, DEM, comemorou parecer do Promotor Julio Ballardin que manifestou-se favorável a inicial (ação civil pública movida por ele) e contra o acordo para dar destinação a área da Manitowoc. O MP sugere o prosseguimento da ação e que a multinacional seja condenada a devolver área ao município. 

Mantendo a distância

Tanto o governador Eduardo Leite quanto o presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Augusto Lara, não participaram da recepção ao presidente, em Pelotas. Alegaram, compromissos assumidos anteriormente. Subliminarmente se entende que “estamos juntos, ‘pero no demasiado’ ”.

Mais uma M....

Dias depois de sugerir que o brasileiro faça cocô dia sim, dia não, para ajudar o meio ambiente, Bolsonaro voltou ao tema gastrointestinal. Não só reafirmou a dica (nada saudável e não recomendada por médicos) como declarou que ‘cocozinho petrificado de índio barra licenciamento ambiental’. Sério que isso tá acontecendo???

Gostou? Compartilhe