OPINIÃO

A indústria sem chaminé

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O cadastro de 22 municípios da região Norte do RS no sistema do Ministério do Turismo terá desdobramentos positivos para a economia. Getúlio Vargas, Floriano Peixoto, Ipiranga do Sul, Quatro Irmãos e outros 18 integrantes da Amau atenderam os pré-requisitos ao comprovarem a existência de órgão responsável pelo setor, Conselho Municipal do Turismo em atividade, e dotação orçamentária. O Termo de Compromisso perante o Ministério foi recentemente firmado pelos 22 prefeitos e os secretários responsáveis pelas políticas públicas.

I I

Devido sua aproximação com a Argentina e o Uruguai o RS é um dos Estados que mais recebem turistas estrangeiros. Entre os destinos preferenciais para as viagens na estação mais fria do ano estão Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Cambará do Sul. Estas localidades, e mais de uma centena, distribuídas em todos os quadrantes da unidade federativa mais meridional do país passam a contar com o Programa Investe Turismo, apontado como um importante aliado que irá impulsionar o setor.

I I I

No site da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS. a Região Termas e Lagos revela o infraestrutura e serviços de qualidade para o Turismo de Negócios e Eventos no norte gaúcho. E ainda, que possui um cenário de belas paisagens e um mosaico da cultura dos imigrantes que se revelam nas manifestações artísticas, festas religiosas e populares. Para figurar no mapa do turismo sulino, ao lado de outras, como as Regiões Cultura e Tradição, Hortênsias, Litoral Norte, Pampa Gaúcho, Rota das Terras Encantadas, foi um longo caminho.

I V

Nunca é demais reconhecer a dedicação da getuliense Maria Vanda Groch, Coordenadora do Fórum Regional de Turismo. Natural de Lajeado Pavão, interior do atual município de Floriano Peixoto, foi a idealizadoras da Região Termas e Lagos. Quando o assunto é turismo Dona Vanda está a postos. Foi assim com a Rota Getúlio Vargas, Cultura, Fé e Tradição, que tem a chancela do Núcleo de Turismo da Accias/Prodege. No dia 29 de agosto, no Centro Cultural 25 de Julho, em Erechim, ela vai receber delegações de todos os municípios para o 1º Fórum de Turismo do Norte do RS.

 

Curtas:

# O vereador Olavo Albuquerque (PDT), presidente da Câmara Municipal de Sertão esteve no Palácio Farroupilha na quarta-feira (14).

# No gabinete do deputado Gilberto Capoani (MDB), Albuquerque solicitou ao conterrâneo a construção de um refugio na RS-135 próximo ao Auto Posto Asa Branca.

# A obra a ser executada junto à rodovia deve dar mais segurança no acesso às comunidades de Paiol Queimado, Caçador e Capela Santa Catarina, no interior do município.


# Capoani se comprometeu a encaminhar a solicitação través de ofício a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

# Dirigentes do Consepro de Getúlio Vargas e cidades próximas realizam na noite de segunda-feira (19) no Auditório da Accias, uma audiência pública.

# A necessidade de se restabelecerem os plantões na Delegacia de Polícia Civil, recentemente reinaugurada, vai pautar o encontro que será coordenado por Flávio Dalla Costa, presidente do Consepro anfitrião. .

# As ocorrências atendidas pela Brigada Militar fora do horário de expediente, aos sábados, domingos e feriados, vem sendo atendidas pela Delegacia de Pronto Atendimento, em Erechim.

# O afastamento dos policiais até a DPPA-Erechim, que deixa desguarnecida a cidade, está entre os argumentos para o retorno dos plantões na DP local,

# As Convenções Municipais do MDB em todo o RS estão programadas para o próximo sábado, dia 24 de agosto.

# Em Getúlio Vargas os filiados estão sendo convocados por Leandro Slaviero, presidente do Diretório Municipal da sigla.

Dito & Feito:

O prefeito Mauricio Soligo (PP), acompanhado de um grupo de prefeitos da região retornam nesta sexta-feira (16) da Capital Federal.. Acompanhados por Ana Amélia Lemos, Secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, participaram de audiências nos Ministérios da Saúde, e Cidadania.

Gostou? Compartilhe