OPINIÃO

Fatos 17 e 18.08.2019

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

PSB terá candidato próprio

Uma decisão importante tomada na sexta-feira pela manhã e que diz muito sobre o processo eleitoral em Passo Fundo. O PSB, partido do prefeito Luciano Azevedo, terá candidato próprio em 2020. Pela primeira vez as principais lideranças locais do partido local se reuniram para discutir a posição a ser tomada em relação ao pleito. O encontro contou com a presença de Luciano, do presidente do partido, Alexandre Rodrigues, bancada na Câmara e secretários municipais. Ficou acordado que, mesmo sem ter um nome definido, o PSB terá candidato a prefeito em Passo Fundo. A cidade é a maior administrada pelo partido no Rio Grande do Sul. Não existe prazo para definição do candidato, mas é possível que o nome surja entre o final do ano e março de 2020. A decisão interna é importante, porque as lideranças entendem que o partido deve protagonizar a cabeça de chapa, aliando-se com outros que queiram continuar com o atual projeto. Isso elimina, por exemplo, a hipótese de o PSB ou Luciano apoiar uma candidatura do atual vice João Pedro, MDB, a menos que a dobradinha seja reeditada. O que é considerado improvável, já que o MDB também anunciou a intenção de ter candidato próprio, e vê em João Pedro potencial para a disputa.

Lista

Desta forma, estão descartados outros nomes da administração que chegaram a ser cogitados, mas que hoje estão filiados a partidos aliados. A lista dos socialistas na gestão é formada pelos seguintes nomes do primeiro escalão:

Adolfo de Freitas

Carlos Eduardo Lopes da Silva

Wilson Lill

Marlise Soares

Giba Gosch

João Bordin ( PSB de Marau)

A via do centro

Em abril do ano passado, o PSB nacional incluiu na sua agenda programática o socialismo criativo. A ideia é disponibilizar conteúdo em uma plataforma digital sobre economia criativa como estratégia de desenvolvimento por uma perspectiva socialista. O partido foi o primeiro a incorporar o tema da economia criativa como estratégico. Em tempos de exacerbação do discurso polarizado, o partido difunde o conceito de que em uma sociedade que vive em rede não pode mais perseguir modelos de desenvolvimento que se baseiem em projetos econômicos já superados.

Filiação

O Democratas de Passo Fundo trabalha para montar a chapa de candidatos a vereador. Para tanto tem filiado algumas lideranças. Uma deles assinou ficha esta semana. Trata-se do estudante e empresário do ramo alimentício, Daniel Rezende, que atualmente preside o Centro Acadêmico do Direito da UPF.

Fim da pesquisa

Cerca de 84 mil pesquisadores no país terão seus recursos cortados a partir de setembro se não houver uma ampliação imediata do orçamento do órgão. O CNPq precisa de mais R$ 330 milhões para fechar as contas do ano. A indignação com a notícia mobiliza pesquisadores de todo o país. Em Passo Fundo, o advogado Julio Cesar Pacheco faz uma crítica a quem se cala diante do desmonte: “Fico impressionado com o número de Doutores e Pesquisadores beneficiados com as importantes Bolsas de Estudo do CNPq, quando o governo entendia que investir na educação é importante - muitos pesquisadores da cidade de Passo Fundo, inclusive -, e o total silêncio desse povo todo. É preciso que as pessoas ultrapassem os seus interesses pessoais - embora legítimos - e reconheçam a necessidade de defender o coletivo. A hora de lutar pela manutenção dos investimentos na educação é agora!”. A interrupção de um trabalho científico tem conseqüências irreversíveis.

Cargos

A não substituição dos cargos de segundo e terceiro escalões no interior do Estado e em cidades pólo como Passo Fundo tem gerado uma certa estagnação nos serviços. A Coordenadoria Regional de Saúde é exemplo disso. O atual coordenador, Vanderlei Ramos do Amaral ainda está no cargo, porém sem muitos movimentos, já que desde que assumiu o governo de Eduardo Leite, ele, assim como outros coordenadores, não se reuniram com a secretária de Saúde Arita Bergamann. Passaram-se oito meses. Vanderlei chegou a ser exonerado e recontratado no dia seguinte. Agora, espera a substituição até o fim de agosto.

Desigualdade aumenta

Dados do PNAD contínua do IBGE aponta que a escalada da desigualdade de renda vem num crescente há 17 trimestres consecutivo. Esse é o maior período já documentado pela série histórica, segundo o estudo. O país não cresce de forma justa com desigualdade.

Você Decide

Deputada Federal Liziane Bayer, PSB, realiza um encontro em Passo Fundo dentro do projeto do mandato “Você Decide”, onde a comunidade escolhe o destino das emendas parlamentares dela. O encontro será neste sábado, às 18h, na Câmara de Vereadores.

Gostou? Compartilhe