Projeto Semear: foco no protagonismo dos jovens

Através do projeto são realizadas atividades interativas, informativas e prestação de serviços

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Semear, organizado e executado pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Coordenadoria da Juventude, segue dando espaço para o protagonismo juvenil. E depois do sucesso da edição realizada no ano passado, em 2019 o projeto voltou de forma ampliada.

“O projeto foi criado através da visão sobre os jovens em contexto social, que devem ser considerados como sujeitos de direito, na pluralidade de suas manifestações e percebidos como agentes econômicos, políticos, simbólicos e educacionais. E também como parceiros estratégicos e protagonistas em processos e iniciativas que os envolvam”, explica o coordenador, Michel Oliveira.

Através do projeto são realizadas atividades interativas, informativas e prestação de serviços com os jovens diretamente nas escolas, sejam elas da rede municipal ou estadual. Nessas oportunidades também são oferecidas atividades artísticas, esportivas e culturais.

No trabalho realizado nas escolas são abordadas questões sobre saúde mental, carreira profissional, direitos e deveres, segurança no trânsito, sexualidade, bullying, uso das redes sociais, entre outros. Estes temas são abordados por profissionais das respectivas áreas voluntários do projeto.

Nas edições já realizadas em 2019 os jovens participantes tiveram a participação do Hemopasso, que orientou e realizou o cadastro de doadores de medula óssea, e também momentos dedicados ao planejamento da carreira profissional e encaminhamento e orientações para vagas de jovens aprendizes.

Gostou? Compartilhe