Semana da Música Gaúcha é oficializada no município

O Projeto de Lei elaborado pelos vereadores João dos Santos (PSDB) e Luiz Miguel Scheis (PDT) foi sancionado pelo Executivo, conforme publicação do Diário Oficial na última quinta-feira (15)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A proposição que institui a Semana da Música Gaúcha em Passo Fundo havia sido protocolada na Câmara Municipal em maio deste ano, sendo aprovada em Plenário no último dia 15 de julho. Um mês depois, o Projeto de Lei elaborado pelos vereadores João dos Santos (PSDB) e Luiz Miguel Scheis (PDT) foi sancionado pelo Executivo, conforme publicação do Diário Oficial na última quinta-feira (15). Segundo o texto da matéria, poderão ser realizados eventos e concursos culturais, com a intenção de incentivar, apoiar, descobrir, fomentar, reunir e premiar os músicos e talentos artísticos locais.

A lei municipal nº 5.425/2019 também define que as comemorações devem ser feitas na semana que inclui a data de 22 de novembro, quando deve ser celebrado o Dia do Músico Gaúcho. As festividades que farão parte da Semana da Música Gaúcha, conforme texto da matéria, integrarão o Calendário Oficial de Eventos do Município.

A proposta também rege que o patrono dos festejos será o acordeonista Antônio dos Santos Martins, mais conhecido como “Rancho Velho”, ou também “Martinho”. A honraria é feita devido aos serviços prestados à cultura gaúcha desde a década de 1950, incluindo programas de rádio e uma parceria com Teixeirinha como arranjador em muitos de seus sucessos. Dentre eles clássicos como “Gaúcho de Passo Fundo”, “Coração de Luto”, da qual é coautor, além de “Briga no Batizado” e “Xote Soledade”. Ele ainda acompanhou outros artistas e grupos durante sua carreira, além de prestar contribuições relevantes à cultura gaúcha, como a participação em invernadas pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lalau Miranda e o protagonismo na fundação do CTG Getúlio Vargas, demolido em 2009.

João dos Santos endossou a proposta lembrando que ela possibilitará a revelação de novos talentos na cidade. “Será uma nova oportunidade para as pessoas desenvolverem seus dons, além de representar um incentivo às crianças e jovens se integrarem neste processo”, salientou.

Gostou? Compartilhe